Ilha das Flores terá auxílio da Codevasf para reconstrução da orla

Reunião na Codevasf aconteceu na última segunda-feira, 5 (Foto: Prefeitura de Ilha das Flores)

O Município de Ilha das Flores contará com auxílio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no processo de reconstrução da orla fluvial qie teve uma parte de sua extensão destruída na semana passada, em um dia de fortes chuvas. Na última segunda-feira, 5, representantes da Companhia e da Prefeitura do município se reuniram para definir o que será feito no local.

A orla de Ilha das Flores está localizada sobre o dique de contenção, construído em 1978 pela Codesvasf, para conter a erosão nas margens do rio São Francisco. Por conta disso, no último sábado, 3, o superintendente regional da Codevasf, Marcos Alves Filho, realizou uma visita técnica com a equipe da Gerência Regional de Infraestrutura para vistoriar a extensão dos danos no local.

De acordo com a Codevasf, o desabamento foi parcial em um trecho de aproximadamente 30 metros de extensão na orla e os técnicos fizeram recomendações ao município sobre o isolamento da área até a realização dos reparos necessários.

Um trecho da orla cedeu no dia 1º de julho em Ilha das Flores (Foto: Prefeitura de Ilha das Flores)

Na reunião de ontem, além da Codevasf e da Prefeitura de Ilha das Flores, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil também estiveram presentes. Foram definidos os próximos passos para a execução de ações emergenciais para evitar novos danos à estrutura e também para a sua recuperação.

“A Codevasf se colocou à disposição para elaborar documentos técnicos para subsidiar o Departamento Estadual de Defesa Civil e auxiliar na caracterização da situação de emergência no local. Além disso, a Codevasf está prestando apoio técnico na área de engenharia, auxiliando o município a definir as obras necessárias para a recuperação da sua orla fluvial e a acessar recursos federais para os devidos reparos”, diz a Companhia em nota enviada ao Portal Infonet.

A reportagem do Portal Infonet entrou em contato com a Prefeitura de Ilha das Flores, através do secretário de Infraetrutura, Antônio  Murilo dos Santos, que confirmou a reunião com a Codevasf, mas não adiantou as definições porque ainda não se reuniu com o prefeito, que participou do encontro, e viajou ontem, após a reunião, para Brasília.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais