Inaugurada sede administrativa do Refúgio Mata do Junco

Foto: Márcio Dantas/ASN
O governador Marcelo Déda inaugurou nesta quarta-feira, 27, em Capela, a sede administrativa do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, área protegida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
 
“Estamos vendo o primeiro refúgio de vida silvestre de Sergipe. Isso porque pela primeira vez Sergipe tem política de meio ambiente. A Secretaria de Meio Ambiente na nossa gestão não ficou sem recursos e apoio. Foi uma secretaria ativa que permitiu, por exemplo, que Sergipe tivesse a melhor cobertura meteorológica do Brasil e criasse áreas de proteção como essa”, destacou o governador Marcelo Déda.

Ele lembrou que a área foi repassada ao Estado pelo Incra. “Assumimos o compromisso de criar de fato um centro ecológico para preservar o local, que é uma das poucas que áreas que ainda têm Mata Atlântica em Sergipe. Estamos trabalhando para que tudo isto aqui seja preservado, até porque a preservação desta mata significa a garantia das nascentes de água que abastecem Capela”, frisou.

O Refúgio de Vida Silvestre da Mata do Junco é uma unidade de conservação da natureza criada pelo Governo do Estado há dois anos. Construída com recursos do Estado num investimento de R$ 566.908,38 e instalada em uma área de 385 m², a sede dispõe de um pórtico com guarita, três edificações, escritório, laboratório, alojamento para pesquisadores e centro de vivência.

O objetivo da área é garantir a preservação de 894 hectares de Mata Atlântica e de recursos ambientais associados (especialmente o macaco Guigó), assegurando ainda a preservação das nascentes do Riacho Lagartixo, manancial que abastece a população da cidade de Capela.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais