Inmetro alerta para cuidado com brinquedos

0

Brinquedos devem atender às especificações do órgão (Foto: Arquivo/Portal Infonet)
O dia das crianças se aproxima e enquanto isso a procura por brinquedos nas lojas da cidade só aumenta. Mas um aviso aos pais: o Inmetro alerta para a verificação do selo que atesta a qualidade do brinquedo e a faixa etária recomendada para a utilização.

De acordo com Anaide Lisoboa, que é gerente de fiscalização do ITPS – órgão delegado do Inmetro em Sergipe, quando selecionar os brinquedos, o pais deve considerar a idade, o interesse e o nível de habilidade da criança.

“Siga as recomendações do fabricante e procure brinquedos com selo do Inmetro. Ele garante que o brinquedo passou por testes que comprovam sua segurança e qualidade. Os materiais utilizados na fabricação dos brinquedos devem ser atóxicos”, ressalta.

Nas últimas semanas os agentes fiscais do ITPS percorreram as principais lojas de brinquedos da capital para conferir se os fabricantes estão de acordo com as especificações. “Toda a loja de brinquedos está sujeita a fiscalização. É uma operação especial por conta do dia das crianças, principalmente nas maiores lojas, e verificamos se os brinquedos tem o selo de certificação do Inmetro que indica que ele foi testado com relação a segurança dela”, comenta.

Anaide diz que os brinquedos que não estiverem de acordo com as normas serão apreendidos e as lojas notificadas. “Tivemos fiscalização nas últimas duas semanas, esta semana vamos retomar a partir de quinta-feira, 7, pois os agentes fiscais estão em treinamento no Rio de Janeiro. Alguns brinquedos chegaram a ser recolhidos e lojas notificadas”, conta.

Por Bruno Antunes

Comentários