Inmetro pede que exigência de selo em capacete seja adiada

0

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) pediu ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o adiamento da vigência da Resolução 203 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que desde terça-feira, 1º, estabelece novas regras para o uso de capacetes por motociclistas no país.

 

O Inmetro acredita ser importante a exigência do uso de capacete, mas que existe a dificuldade de comprovação da existência do selo do instituto durante a fiscalização. Segundo alega o Inmetro, muitos capacetes que estão em uso já perderam o selo ou este foi arrancada pelo motociclista.

 

Por conta disso, orienta que os fiscais podem consultar o endereço eletrônico do Inmetro e verificar se um determinado capacete está certificado ou não. Os modelos novos saem da fábrica para o varejo com o selo exigido pelo Contran e a identificação na cinta interna de retenção.

 

A estimativa feita pelo órgão é que três meses seria o prazo suficiente para para implementar a certificação dos capacetes. O instituto diz que um mercado paralelo foi montado para a falsificação dos selos.

 

Com informações da Agência Brasil

Comentários