InovaRural da Finep completa um ano e documenta resultados

0

Em dezembro de 2003 a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) criou o projeto de habitação rural sustentável InovaRural que prevê a construção de casas para população rural de baixa renda, utilizando materiais renováveis, de forma que gere também trabalho e renda para as famílias beneficiadas. Para tanto foram destinado R$ 154 mil.

Hoje, completando um ano de criado, os resultados do projetos já são notados e serão transformados em cartilhas, guias, vídeos e documentários para levar a experiência a outras comunidades. “A grande preocupação das indústrias é com esse mecanismo de transferência dos resultados para outras comunidades rurais. O que eles pretendem é que isso seja um exemplo para manter o homem no campo com qualidade de vida”, justifica a coordenadora do projeto, Ana Maria de Souza.

O InovaRural tem um projeto-piloto que se desenvolve no assentamento rural da Fazenda Pirituba, localizada no município de Itapeva (SP). Na localidade foi montada uma marcenaria coletiva, na qual os moradores produzem portas, janelas e móveis que serão usados em suas casas. Ana Maria afirma que essa é uma proposta inovadora que envolve pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), juntamente com outras instituições e as 49 famílias do assentamento, no sentido de articular o envolvimento geral da comunidade na tomada de decisão, o treinamento profissionalizante e a produção da habitação como estratégia de fixação da população no campo.

As casas, construídas em sistema de mutirão, têm custo médio de R$ 6,5 mil por unidade e podem ter dois ou três dormitórios. As unidades têm financiamento da Caixa Econômica Federal. “Apesar de construírem as próprias moradias, as famílias irão pagar o financiamento com apoio do Programa de Subsídios para Habitação e de Interesse Social do Ministério das Cidades”, informa a coordenadora.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais