Inscrições para o Comitê do São Francisco começam em março

Comitê é responsável por discutir assuntos ligados ao rio São Francisco
A mobilização para as eleições do Comitê da Bahia Hidrográfica de Sergipe começaram no início deste mês e prosseguem até o mês de abril. O comitê – formado por 62 membros do poder público, da sociedade civil e dos usuários das águas – tem como responsabilidade debater todos os assuntos ligados ao rio, promovendo gestão participativa e descentralizada do uso das águas.

“A função do Comitê é garantir a conservação do rio e evitar que possíveis irregularidades comprometam o seu desenvolvimento, representando os interesses de todos os que vivem na bacia do São Francisco”, diz o coordenador regional do Baixo São Francisco, Luís Carlos Fontes. 

O processo eleitoral é aberto a todas as entidades com sede na bacia (MG, BA, PE, AL, SE, GO e DF). Quem quiser participar das inscrições, iniciadas somente no dia 15 de março, devem comparecer aos locais indicados no edital para fazer a entrega dos documentos. Em maio e junho serão realizadas as plenárias, divididas por segmentos de representação, e nos dias 9 e 10 de agosto o CBHF dá posse aos novos membros e elege a diretoria.

Transposição

O comitê atual é contrário à transposição do rio São Francisco. “Esse projeto irá afetar drasticamente as vazões do rio, prejudicando o fluxo das águas e retardando o desenvolvimento sócio-econômico do local. Como a obra precisa de mais ou menos 10 anos para ficar pronta, nós acreditamos que até lá ela seja cancelada”, diz.

Sobre o baixo nível das águas no município de Propriá, Luís Carlos afirmou que a culpa é do setor de eletricidade. “Como o rio fica cheio no verão, o setor elétrico aproveita para ‘segurar’ a água nos reservatórios e produzir mais energia, alterando o fluxo do rio”, diz. “Isso é um crime ambiental que pode comprometer toda a estrutura do São Francisco”, completa.

Por Carla Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais