INSS passará “pente fino” em aposentadorias por invalidez

0

O censo previdenciário vai avaliar, em 2007, as aposentadorias por invalidez. Durante dois anos, os beneficiários vão passar por nova perícia médica para reavaliar suas condições de trabalho e verificar se os benefícios estão sendo pagos corretamente.

Cada beneficiário deve receber em casa uma convocação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com hora e local da nova consulta, para aqueles que podem se locomover. No caso dos aposentados que têm dificuldade de locomoção ou não andam, técnicos serão encaminhados a cada residência para realizar a perícia.

A intenção é reduzir os gastos previdenciários, pois há inclusive casos em que o beneficiário voltou a trabalhar e continuou a receber o benefício. No entanto,
cada beneficiário que voltou a trabalhar e não cancelou o benefício vai ter que devolver o dinheiro recebido irregularmente aos cofres públicos.

Esse é o primeiro censo para avaliar benefícios de invalidez. Os empregados contratados nos últimos quatro anos pelo INSS vão ficar responsáveis por esse trabalho. São médicos, peritos e técnicos administrativos que farão uma espécie de “pente fino” nos benefícios. Em janeiro deste ano, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), começou a recolher dados dos beneficiários em geral para atualização de cadastrados.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais