Instituições firmam parceria com o projeto Adote um Manancial

Promotor Antônio César Leite
A recuperação da sub-bacia hidrográfica do rio Piauitinga. Essa é a meta primordial do Projeto Adote um Manancial.  Para fortalecer ainda mais a iniciativa foi assinado na manhã de hoje, 18, um termo de compromisso de cooperação por parte de 31 parceiros, entre eles empresários, órgãos municipais, estaduais e federais, além de todo a imprensa sergipana.

“Qualquer pessoa pode participar deste projeto”, ressalta o idealizador do projeto, o promotor Antônio César Leite de Carvalho. “Dentre as ações que iremos promover está um curso para os professores da rede estadual dos municípios envolvidos, cursos para a comunidade e o plantio de espécies originais da região”, destaca.

José Augusto Vieira
Dentre os parceiros no desenvolvimento destas capacitações de estudantes e comunidade está a Faculdade José Augusto Vieira, localizada na cidade de Lagarto. O representante da faculdade, José Valdelmo Monteiro, explica que os alunos do curso de Geografia há um ano já trabalham na identificação as nascentes que precisam ser recuperadas.

“O próximo passo será o curso que iremos ministrar para 160 professores dos municípios de Lagarto, Salgado, Boquim e Estância. Além disso, os alunos implementarão um programa de formação de multiplicadores ambientais, através de seminários”, acrescenta Valdelmo.

Robério Ferreira (UFS) e Luciano Morais (Votorantim)
A Universidade Federal de Sergipe (UFS), juntamente com a fábrica Votorantim, doaram 10 mil mudas de 35 espécies nativas da bacia do Piauitinga. Dentre elas a aroeira vermelha, jatobá, tamboril, angico, pau-pombo e pau-ferro. “ Essas espécies eram abundantes na região, mas com a ocupação acabaram sendo extintas”, explica Robério Ferreira, professor do Departamento de Agronomia (UFS).

Visite o site do “Projeto Adote um Manancial”

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais