Integrantes do Movimento Sem Terra ocupam sede do Incra

Sede está ocupada por tempo indeterminado (Foto: Portal Infonet) 

A sede da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Sergipe foi ocupada nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 4, por integrantes do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra. A mobilização acontece em cobrança a execução de um acordo firmado no ano passado com a superintendência do órgão para vistoria 25 áreas do estado para fins da reforma agrária, e benefícios para as famílias assentadas e em acampamento, como o ‘Fomento Mulher’, ‘Apoio Inicial’ e cestas básicas.

A assessoria de comunicação do Incra informou que, durante a reunião com o superintendente do órgão, no início da tarde desta segunda-feira, os integrantes do Movimento só apresentaram como demanda a emissão de posse de algumas áreas e o pagamento dos créditos intitulados de Apoio Social e Fomento Mulher.

De acordo com a assessoria, o Incra já ingressou com ações na Justiça para conceder áreas consideras improdutivas para a reforma agrária, mas só pode emitir a certidão de posse às famílias acampadas nessas regiões quando o processo for julgado no Judiciário, o que ainda não ocorreu.

A assessoria informou ainda que os benefícios estão sendo pagos desde outubro do ano passado, mas somente àquelas famílias e assentamentos que têm projetos produtivos aprovados pelo Incra. Os assentamentos que ainda não têm esse tipo de projeto, terão que aguardar o fim do processo licitatório do Incra para contratação de empresa competente para formular e aprovar esses projetos. O órgão informou que o certame já está em fase conclusiva.

Confira o vídeo abaixo

A matéria foi alterada às 17h25 do dia 04/06 para acréscimo de nota do Incra

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais