Isaque Cangussu e Adelmo Pelágio recebem honraria do legislativo

Delegados Isaque Cangussu e Adelmo Pelágio recebem a mais alta honraria do legislativo sergipano (Foto: divulgação)

Os delegados de Polícia Isaque Heverton Dias Cangussu e Adelmo Pelágio de Andrade Filho foram agraciados com a Medalha do Mérito Parlamentar, durante uma cerimônia especial, realizada na tarde desta segunda-feira, 25, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. A propositura, apresentada pelo deputado Luciano Bispo (PSD), foi aprovada pela unanimidade do Conselho da Ordem.

A Medalha do Mérito Parlamentar representa a mais alta distinção concedida pelo legislativo sergipano. Destina-se a homenagear indivíduos ou entidades, pessoas físicas ou jurídicas que tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento do Estado de Sergipe e para o fortalecimento do Poder Legislativo, evidenciando um mérito excepcional daqueles que são destinatários da comenda. A competência para conceder a insígnia é do Conselho da Ordem do Mérito Parlamentar, composto por membros da Mesa Diretora e líderes das bancadas.

O deputado Luciano Bispo destacou as qualidades profissionais e pessoais dos delegados, enfatizando a importância do apoio da Assembleia Legislativa aos profissionais da Segurança Pública em Sergipe. “Esses dois indivíduos desempenham um papel exemplar na preservação da ordem pública em Sergipe; exercendo suas funções como delegados de polícia com competência, integridade e transparência. Isaque Cangussu e Adelmo Pelágio têm sido fortes defensores da classe, atuando como presidente e vice-presidente, respectivamente, da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol). É uma satisfação poder homenageá-los”, destacou.

O deputado Luciano Pimentel, membro do Conselho da Ordem e que secretariou a sessão, pontuou: “conheço de perto esses dois delegados pela dedicação incansável e liderança inspiradora. Fundadores do Movimento Polícia Unida, uma inédita e histórica organização de policiais civis, policiais militares e bombeiros militares, de todos os cargos, postos e patentes, da ativa, da reserva, reformados e aposentados, todos unidos no mesmo propósito. Esse prestígio que vos concedemos é um reconhecimento pelos valorosos serviços prestados à população sergipana”.

O delegado Isaque Cangussu agradeceu a homenagem e falou do seu significado. “Durante seis anos, na atividade de representação classista, tive a oportunidade de interagir com os membros desta Casa Legislativa, graças à abertura que os deputados concedem. Estou profundamente honrado e agradecido por esta premiação, que marca singularmente a minha carreira. Receber o Título de Cidadão Sergipano no ano de 2020, já foi uma grande honra, e agora, com esta Medalha do Mérito Parlamentar, sinto-me inteiramente realizado. É um ciclo que se completa e sou muito feliz por pertencer a este estado”, expressou Isaque Cangussu.

Cangussu aproveitou a presença do secretário de Governo Cristiano Barreto, que representou o Governador, para parabenizar o Governo do Estado por vir honrando os compromissos assumidos. “O governador Fábio Mitidieri, quando ainda era candidato, dialogou com cada representação, discutindo as pautas e assumindo compromissos de forma responsável. Com apenas quatro meses de governo, ele enviou para esta Casa um projeto de lei restabelecendo o adicional de periculosidade, pelo qual nós já estávamos lutando há mais de dois anos. Agora, instituiu uma mesa de negociação com a presença dos principais gestores, a fim de discutir avanços para todas as categorias da segurança pública, sem distinção. Isso é muito importante”, disse. Ele também falou sobre a mudança de paradigma provocada pelo Movimento Polícia Unida. “Uma das grandes virtudes do Movimento Polícia Unida foi quebrar a cultura de cada um pensar apenas em si. Passamos a reconhecer o valor de quem estava ao nosso lado e daqueles que por tanto tempo contribuíram com a sociedade. Por isso, quaisquer avanços devem contemplar a todos”.

O delegado Adelmo Pelágio, que também já é Cidadão Sergipano desde 2020, ressaltou a importância desta homenagem. “Esta medalha que recebo hoje representa o ápice da minha trajetória profissional. Durante os últimos anos, estive envolvido em decisões importantes que afetam a dignidade dos trabalhadores da segurança pública, e esta honraria é um reconhecimento formal desses esforços. Agradeço especialmente ao deputado Luciano Bispo, cuja liderança e compromisso com o povo sergipano são admiráveis”, declarou Adelmo Pelágio.

A Sessão Especial contou com a presença dos deputados Luciano Bispo e Luciano Pimentel, do secretário de Governo Cristiano Barreto, enviado pelo governador Fábio Mitidieri para representá-lo, do superintendente de Articulação Política da secretaria da Casa Civil Venâncio Fonseca, do vereador Milton Dantas, representando a Câmara Municipal de Aracaju, e do comandante da Polícia Militar de Sergipe coronel Alexsandro Ribeiro, de vários colegas delegados e profissionais da Segurança Pública de todas as instituições, além dos familiares e amigos dos homenageados.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais