ITPS alerta sobre uso adequado da panela de pressão

Panela de pressão, produzida e comercializada no país, deve possuir o Selo Inmetro (Foto: Ascom/ITPS)

Com o objetivo de garantir ao consumidor um ambiente seguro e longe dos acidentes domésticos, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), faz um alerta importante sobre os cuidados básicos com a panela de pressão. O objeto está presente na maioria das residências e em estabelecimentos que comercializam alimentos, seu uso correto pode salvar vidas.

A gerente executiva de Metrologia e Qualidade, Maria Inêz Machado, explica que antes de adquirir a panela de pressão, o consumidor deve observar se a panela possui o selo do Inmtero, o que assegura que o produto foi fabricado observando os requisitos mínimos de segurança.

“É essencial que o consumidor esteja atento na hora da compra da panela de pressão. O selo Inmetro indica que a panela de pressão passou por testes laboratoriais, obtendo, assim, um adequado grau de confiabilidade, de acordo com as normas técnicas brasileiras. Se uma panela de pressão não for produzida com requisitos mínimos de segurança, ela se transforma em um produto perigoso”, alerta a gerente, ao destacar que o cliente deve exigir a nota fiscal do produto.

Cuidados importantes sobre o uso da panela de pressão

As panelas estão cada vez mais seguras com alumínio reforçado, tampa externa, anel de silicone e válvulas para controlar a pressão e diminuir o perigo. Contudo é preciso atentar para o uso das panelas que ainda são fabricadas contendo pitos e borrachas. Confira as dicas:

– Manter sempre limpa a válvula de segurança da panela na hora de desobstruir a pressão;

– Verificar se a válvula não está deformada, decorrente de algum impacto;

– Substituir a válvula a cada cinco anos e somente em representantes autorizados;

-Trocar o anel de borracha sempre que apresentarem danos e sinais de envelhecimento;

-Manter, durante o cozimento, o fundo da panela de forma plana;

-Nunca abra a panela sem que todo ar tenha sido expelido. A válvula com pino foi desenvolvida para liberar o vapor, caso perceba que, no meio do cozimento de algo, a panela pare de funcionar, desligue o fogo imediatamente e com um auxílio de um garfo libere todo o ar levantando a válvula. Se o ar sair pelas bordas, a borracha precisa ser substituída.

 

Fonte: Governo de Sergipe

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais