ITPS é homenageado com a Medalha do Bicentenário de Sergipe

(Foto: Tawane Gomes/ Funcap)

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) foi homenageado na última quinta-feira, 7, com a medalha de Mérito do Bicentenário de Sergipe, honraria concedida pela Fundação de Cultura e Arte de Sergipe (Funcap) e pela Comissão do Bicentenário de Sergipe (Cobise). A solenidade de outorga da medalha ocorreu no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, durante as comemorações alusivas à Emancipação Política de Sergipe.

A medalha de Mérito do Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe foi instituída pelo Decreto Estadual N°40.698, de 16 de outubro de 2020, com o intuito de homenagear pessoas e instituições merecedoras do reconhecimento público por seus relevantes serviços prestados ao Estado de Sergipe e ao seu povo, sendo outorgada pelo governador Belivaldo Chagas.

Durante a solenidade, o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, recebeu a Medalha do Bicentenário de Sergipe das mãos da presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Conceição Vieira. “É com muita honra que o ITPS recebe a Medalha do Bicentenário de Sergipe. Dentro dessa trajetória de 202 anos do nosso Estado, o ITPS está presente em 99 anos, contribuindo, não somente, para a ciência e tecnologia, mas também para o desenvolvimento social e econômico de Sergipe. Essa honraria contempla não só o Instituto, mas todos aqueles servidores que fizeram parte e que atualmente escrevem essa grande história”, declara o diretor-presidente.

Para a presidente da Funcap, Conceição Vieira, a entrega da medalha reconhece a importância da atuação do ITPS no Estado de Sergipe. “O Instituto tem prestado quase 100 anos de trabalho cuidando da saúde, zelando pela prevenção e garantido qualidade aos produtos que são adquiridos pela gente sergipana. Então, é importante o reconhecimento que o Governo dá a contribuição secular do ITPS à gente sergipana, e também para aqueles que são seus funcionários e parceiros”, reconhece a presidente da Funcap.

Durante a solenidade, também foram contempladas com a Medalha do Bicentenário a cordelista Alda Cruz, membro da Academia de Letras do Brasil e da Academia Sergipana de Cordel; Angelo Alves Neto, Presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD); o paratleta Rayr Barreto da Cruz; e o jornalista e apresentador da TV Atalaia, Gilvan Fontes.

Sobre o ITPS

Com 99 anos de existência, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) é uma autarquia especial vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). A instituição foi criada em 1923, no governo Graccho Cardoso, com objetivo de melhorar os métodos de produção de açúcar em Sergipe, base da economia na época, e formar profissionais capacitados para introdução de formas modernas de cultivo, e orientar laboratórios e indústrias.

O Instituto tem como atividades principais, a execução de serviços tecnológicos especializados, sob a forma de ensaios e análises em água, solo, folhas, alimentos, fertilizantes, calcário, areia e argila, atendendo à demanda de cidadãos em geral, assim como de pequenos e grandes produtores rurais, empresas e indústrias de todos os portes. A instituição também é destaque na área de pesquisas, sendo importante instrumento para a execução das políticas públicas de desenvolvimento das áreas de ciência, tecnologia e inovação em Sergipe.

O ITPS, através de convênio, também é braço executivo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e integra a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), executando verificações e fiscalizações de instrumentos de medição (taxímetros, bombas de combustíveis, balanças, medidores de pressão arterial, medidores de velocidade, hidrômetros, etc.), perícia metrológica em produtos pré-embalados (arroz, feijão, macarrão, congelados, materiais escolares, entre outros) e avaliação da conformidade em centenas de produtos (material elétrico, pneus, eletrodomésticos, brinquedos, produtos têxteis, etc).

Fonte: Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais