ITPS fiscaliza EPIs da construção civil

ITPS fiscaliza equipamentos de proteção individual da construção civil (Fotos: Portal Infonet)

Maria Inez de Almeida, gerente de produtos certificados do ITPS, explica os objetivos da operação

Operação dura até a próxima sexta-feira, 11

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS) deflagrou, nesta segunda-feira, 7, uma operação especial que visa intensificar as fiscalizações sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) do ramo da construção civil em lojas do comércio varejista de Aracaju.

Serão verificados se os equipamentos permanecem com características originais de fábrica. “Será analisado selo da avaliação de conformidade, com os dados do fabricante. Todas estas informações devem estar fixadas no produto e na embalagem, em língua portuguesa, como determina a legislação do Inmetro”, explica Maria Inez de Almeida, gerente de qualidade dos produtos certificados do ITPS.

São sete dispositivos vistoriados: capacetes de segurança para uso da construção civil, que possuem cores diferentes para especificar suas funcionalidades; luvas isolantes de borracha; talabartes de segurança; peça semifacial filtrante ou máscara; cinturão de segurança e dispositivo trava-quedas. Quaisquer falhas apresentadas nestes materiais podem comprometer a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Caso seja detectada alguma irregularidade, o estabelecimento comercial pode ser punido com advertência e até multa em valor financeiro que varia entre R$100 e R$1,5 milhão. A operação acontece em todo o país, por orientação do Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e dura até a próxima sexta-feira, 11.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais