ITPS pede atenção na compra de produtos típicos da Páscoa

(Foto: Ascom/ITPS)

Com a chegada da Semana Santa, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), apresenta uma série de dicas para os consumidores fazerem compras seguras ao escolherem ovos de chocolates e, principalmente, pescados, os itens mais vendidos neste período.

O Domingo de Páscoa será no dia 31 de março, mas a compra dos produtos para o consumo durante a Semana Santa já começou e requer muita atenção. Com isso, os consumidores devem ficar atentos para o peso de produtos já embalados, como ovo de chocolate e peixe congelado.

A diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby, explica que o consumidor tem que observar a indicação do peso líquido do que está comprando e observar o peso indicado na embalagem. “O peso líquido é a quantidade do produto que o consumidor está levando”, orienta.

De olho no peso do peixe

A gerente executiva de Metrologia e Qualidade, Maria Inêz Machado, alerta sobre a compra dos pescados para o almoço da Sexta-feira da Paixão. Na feira ou no mercado, fique atento à pesagem, que deve ser feita na presença do consumidor e descontar a embalagem do produto. Se desejar que o peixe venha embalado com gelo, para transporte, certifique-se de que o pescado foi pesado em separado. Você deve pagar somente pelo peixe, não pelo gelo.

A gerente chamou a atenção também para o peso líquido do bacalhau, que deve estar indicado, de forma clara, no rótulo. A marcação não deve considerar o peso da embalagem, nem a camada de glaciamento, que é uma fina camada externa de gelo para proteger o produto. “Nos testes realizados em seus laboratórios, o Inmetro tem metodologia para verificar o peso líquido descontando a embalagem e fazer a medição do produto em si”, explica, Inêz.

Na dúvida, use a balança

Caso tenha dúvida quanto ao peso marcado ao comprar peixe em conserva, pré-embalado ou congelado, o consumidor pode usar balanças disponíveis no estabelecimento para conferência. Atenção: o peso líquido do pescado não considera o peso da embalagem. “Caso o cidadão prefira comprar um produto que é pesado na hora, a orientação é verificar se a balança tem a etiqueta do Inmetro onde esteja a frase “Verificado até 2023” ou “até 2024”, que indica que a balança está pronta para uso, e se ela está lacrada e sem o lacre violado”, orienta, a gerente.

Ovos de páscoa

Os produtos pré-embalados como ovos de chocolate, bombons, chocolates e colombas devem apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na embalagem. Esta indicação deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara) e de eventuais brindes.

Se os ovos de páscoa vierem acompanhados de, as informações devem estar estampadas na embalagem com a frase: “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”. No brinquedo deve constar o selo do Inmetro, a faixa etária do brinquedo. Outro alerta para aqueles que pretendem presentear as crianças é sobre os cuidados com as embalagens dos ovos de Páscoa, pois as tiras, barbantes, grampos, sacos plásticos, cordões ou arames, frequentemente usados nesse tipo de produto, podem oferecer riscos às crianças pequenas.

Denúncias

Para encaminhar denúncias ao ITPS, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone (79) 3198-8822, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar as informações para o e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br ou acessar o site e escolher a opção Ouvidoria/SE-Ouv. A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais