ITPS recolhe fios, cabos e cordões flexíveis durante fiscalização

Objetivo é impedir a comercialização de cabos e fios elétricos irregulares que podem provocar o superaquecimento da fiação elétrica e provocar acidentes graves (Foto: Gabriel Ribeiro)

Com o objetivo de garantir que o consumidor esteja atento na hora de comprar, fios, cabos e cordões flexíveis elétricos, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), fiscalizou nesta segunda-feira, 12, estabelecimentos da capital sergipana que comercializam os itens. Os produtos foram coletados e levados ao laboratório do ITPS onde ocorrerá a fiscalização técnica para ensaios de resistência elétrica.

A operação envolveu agentes fiscais do ITPS, que verificaram se os fios, cabos e cordões flexíveis elétricos estavam de acordo com a legislação do Inmetro. Se irregulares, podem provocar o superaquecimento da fiação elétrica e provocar acidentes mais graves, como incêndio nas instalações.

Foram observados se nos itens constavam informações obrigatórias na embalagem como: selo do Inmetro, nome ou marca do fabricante, origem da indústria, tipo de material, norma técnica e outros dados. A gerente executiva de Metrologia e Qualidade Industrial do ITPS, Maria Inêz de Almeida, orienta que, no momento da compra, os consumidores observem atentamente o produto.

“Na embalagem, é importante que o consumidor observe a presença do selo do Inmetro e das informações do fabricante em língua portuguesa, assim como o número do registro, que pode ser consultado no site. Como em qualquer outro produto, a orientação também é não levar para casa, se a embalagem estiver violada”, detalha.

O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, explica que caso estejam com resistência fora dos valores permitidos pela legislação, os fios e cabos elétricos podem ocasionar mau funcionamento dos aparelhos eletroeletrônicos, além de elevação da conta de energia, superaquecimento da fiação elétrica, curtos-circuitos e até incêndios. “Os fios e cabos estão entre os materiais mais importantes que compõem a instalação elétrica de um imóvel. São eles os responsáveis por levar a energia desde o ponto de entrada até os pontos de utilização, como tomadas e interruptores”, ressalta.

Denúncias

Para fazer uma denúncia no ITPS, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone (79) 99191-3042, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar as informações para o e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br ou acessar o site e escolher a opção Ouvidoria/SE-Ouv.

A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais