Iunes diz que policiamento é para área externa de evento

Comandante Iunes diz que gestores tem que seguir o padrão da portaria (Foto: Arquivo Infonet)

O Comandante Geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Maurício Iunes, conversou com a equipe do Portal Infonet nesta terça-feira, 14, para esclarecer a atribuição da corporação no tocante à segurança em eventos públicos e particulares.

Visando esclarecer aos gestores e organizadores, quanto às atribuições da polícia sergipana em eventos públicos, foi criada pela Polícia Militar, através do seu comando, a Portaria Normativa nº 008/2013, de 11 de junho de 2013. Nela, em seu artigo 2º, consta que o "organizador do evento ficará responsável pela segurança e manutenção da ordem na área interna do local do evento, devendo para tal, efetuar a contratação de agente de segurança privada legalizado ou guarda municipal, cabendo à Polícia Militar o policiamento ostensivo e a manutenção da ordem pública nas áreas adjacentes".

Para o comandante Maurício Iunes, a atribuição da PM é de realizar o policiamento na área externa dos eventos“A segurança interna dos shows é da responsabilidade da organização do evento. A competência nossa é de realizar a segurança periférica. Existe uma portaria da Polícia Militar de como deve ser feito os eventos e os gestores sabem que tem que seguir esse padrão. A nossa polícia não é de eventos. Já pensou se todo mundo resolver fazer seus eventos particulares e quiserem que a polícia faça a segurança?”, indaga.

Combate a violência

Ainda de acordo com o comandante, a polícia sergipana vem realizando planejamento para combater os casos de violência no interior do Estado. “As equipes do Gati [Grupamento de Ações Táticas do Interior] estão cumprindo mandados de busca e prisão pelo interior do estado, além de apreensão de armas. Dentro da normalidade, nós estamos conseguindo atender a população e a diminuição da violência no estado”, diz.

Por Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais