Japaratuba terá Poço do Programa “Água para Todos”

0
Japaratuba terá primeiro poço do estado perfurado pelo programa “Água para Todos” (Foto: divulgação)

O programa federal “Água para Todos”, destinado a promover a universalização do acesso ao líquido precioso, contemplará o estado de Sergipe com 107 sistemas de abastecimento. E o primeiro poço artesiano está sendo perfurado na cidade de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju. A informação foi anunciada na manhã da última quinta-feira (22), pelo diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) – empresa responsável pela viabilização do projeto no estado –, Mardoqueu Bodano, em visita ao município.

Das três comunidades que serão contempladas na fase inicial de execução do “Água para Todos” em Japaratuba, Encruzilhadas será a primeira a possuir, em breve, a nova fonte de água tratada, beneficiando cerca de 300 famílias. Além de perfurado, o teste de vazão, que garante a eficiência do reservatório, também já foi concluído. Agora, o próximo passo é a instalação do poço com equipamento de bombeamento da água, tubos de distribuição, reservatório e chafariz.

“Fico imensamente feliz por ver Japaratuba sendo a primeira cidade a ser contemplada com a perfuração. Prova de que a parceria com os Governos do Estado e Federal se firma a cada dia. O abastecimento do povoado Encruzilhadas nos trazia grande preocupação, porque o fornecimento era feito através de um poço que não ofertada mais condições de uso, e que foi perfurado há 20 anos, quando fui presidente da Cohidro. Agora, com essa garantia, sinto-me aliviado”, celebrou o prefeito Hélio Sobral.

O gestor, que recebeu o presidente da Cohidro, acompanhado do diretor de Infraestrutura, Paulo Henrique Sobral, do diretor Administrativo, Aristóteles Fernandes e do geólogo da companhia, Claudionor Pinheiro, oficializou a execução do projeto, juntamente com a comitiva do Estado, visitando o local da obra para conferir os primeiros resultados. Também estavam presentes os secretários de Comunicação de Japaratuba, Saulo Britto, Obras, Arnaldo Neto, Captação de Recursos Manoel Messias, e os vereadores, Eugênio Nascimento, Carlinhos de Gerusa e Rui Brandão, além do presidente da Câmara, Luciano Acciole.

Durante a visita, Hélio Sobral informou ainda que até setembro, mais dois povoados dos oito que foram contemplados, já estarão com os novos sistemas de abastecimento prontos. “Em Encruzilhadas, como as obras se iniciaram primeiro, acreditamos que, até o final do próximo mês, os trabalhos estarão concluídos. Nas comunidades Araticum e Caraíbas as obras estão previstas para terminarem em setembro. Nos demais povoados, como entendemos as necessidades de outras regiões, entramos em um acordo e serão executadas na segunda fase”, detalhou o gestor.

Com informações da Prefeitura de Japaratuba

Comentários