Lançada semana da acessibilidade em Aracaju

0

A semana da acessibilidade vai acontecer de 21 a 25 desse mês
“Por um mundo sem barreiras com livre acesso à cidadania”, este é o principal tema da terceira edição da semana da acessibilidade que vai reunir acadêmicos, técnicos, além dos conselhos estaduais e municipais, empresas privadas e a sociedade civil em um amplo debate sobre a garantia de direitos do livre acesso ao portador de deficiência.

Para a presidente do conselho municipal da pessoa com deficiência, Maria Gorete Medeiros, o evento tem como objetivo ampliar as discussões sobre o tema.  “O principal objetivo dessa semana é chamar a atenção do governo e da sociedade mostrando que as pessoas com deficiência são cidadãos como qualquer outra pessoa. Apesar das dificuldades que enfrenta a pessoa com deficiência ele precisa ter acesso ao mercado de trabalho”, salienta.

Em um discurso emocionado a presidente do conselho estadual da pessoa com deficiência, Geruza Magali, destacou a importância da união entre os conselhos na luta pela acessibilidade. “Estamos presenciando um momento impar porque a partir desse momento a sociedade civil esta procurando fazer a sua parte. Neste sentido o conselho municipal é modelo nessa luta pela garantia de direitos da pessoa com deficiência”, lembrou Geruza, destacando que a maior barreira ainda é o preconceito.

A presidente do conselho municipal Gorete Medeiros
“Infelizmente o preconceito ainda é uma barreira porque as pessoas têm medo de lidar com o portador de deficiência. Então por não saber lidar eles acabam excluindo essas pessoas de setores da sociedade”, afirma Geruza Magali.

O acadêmico de direito e portador de deficiência Cláudio Brito falou sobre a importância da acessibilidade no esporte. “Infelizmente enfrentamos muitas barreiras porque muitos atletas não têm ajuda financeira quando precisam competir fora do Estado. Não temos políticas públicas no esporte. Hoje enfrentamos dificuldades de treinamento porque o Constâncio Vieira é que um espaço totalmente adaptado ao cadeirante não é liberado”, destaca Claudio Brito, que é vice-presidente do Centro Integrado de Esportes para Atletas com Deficiência.

A semana da acessibilidade acontece de 21 a 25 de setembro em Aracaju e contará com uma caminhada da superação, marcada para o dia 21 com saída da Praça da Bandeira até a Fausto Cardoso, no Centro.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais