Lixões dos municípios de Telha e Japoatã são interditados pela FPI/SE

Lixão de Telha (Foto: FPI)

Os lixões encontrados pela Equipe Saneamento da FPI/SE – coordenada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e pelos Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho – nos municípios de Telha e Japoatã foram interditados na última segunda-feira, 8, e nesta terça-feira, 09, respectivamente.

Na inspeção no município de Telha, a Equipe Saneamento flagrou uma máquina carregadeira de propriedade da Prefeitura fazendo o espalhamento e amontoamento do material proveniente do descarte de resíduos sólidos urbanos no lixão que era para estar desativado. “Identificamos, também, a presença de um catador de material reciclável. A presença dele dá a entender que houve lançamento recente de resíduos”, apontou o analista ambiental e integrante da Equipe Saneamento, Antonelle Morais.

O município de Japoatã não estava listado nos alvos da equipe desta etapa da FPI, mas por se localizar  na mesma região, foi visitado. “Infelizmente, constatamos a mesma situação: descarte recente de resíduos sólidos urbanos, mas dessa vez, um volume menor do que o encontrado na edição anterior da fiscalização”, relatou o analista ambiental.

Lixão de Japoatã (Foto: FPI)

Segundo Antonelle, esses municípios integram o Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano (Conbasf), responsável pela gestão e destinação dos resíduos sólidos. “Japoatã e Telha afirmam que estão enviando o material para a Conbasf. Até identificamos alguns caminhões do consórcio descarregando, mas ambos os municípios continuam depositando lixo em áreas sem cercamento nenhum, o que acaba dando margem para outras comunidades descartarem também”, explicou.

Foram entregues às respectivas prefeituras toda a documentação relacionada: os autos de infração, notificação e interdição. No auto de notificação, a equipe solicitou uma série de ajustes, entre eles, o cercamento da área para impedir o acesso de terceiros e a elaboração de um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).

Prefeituras

O Portal Infonet entrou em contato com as prefeituras dos municípios de Telha e Japoatã. A primeira informou que, no momento, não irá se pronunciar sobre o assunto. A redação entrou em contato com a segunda por meio de uma rede social, mas também não teve retorno. Seguimos à disposição através do jornalismo@infonet.com.br.

Fonte:  FPI

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais