Luiz Mendonça fala sobre seu retorno à SSP

Luiz Mendonça falou, hoje pela manhã, sobre a derrubada da liminar que determinava o seu afastamento da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Sergipe. “É com a mesma naturalidade que recebemos o comunicado da liminar de afastamento que recebemos essa decisão do Pleno do TRF”, disse Mendonça.

Para o ex-secretário a palavra de ordem parece ser cautela. Ele fez questão de reafirmar por várias vezes que antes de tomar qualquer providência irá esperar ter acesso ao teor da determinação da noite de ontem. “Vamos aguardar o desenrolar dos fatos. Ainda não conhecemos o teor da determinação é só quando fizermos vamos decidir que providencias encaminhar”, ressalvou o ex-secretário.

Mendonça falou sobre as manifestações de apoio que recebeu das Associações e Conselhos de Segurança de bairros e da população em geral. “Eu nunca vi na história deste país algo parecido. O que se viu foi um movimento de profunda solidariedade em função do nosso trabalho”, declarou Luiz Mendonça acrescentando que grande parte do sucesso das ações da SSP deve-se a sua equipe de assessores e coordenadores, a Polícia Militar e as Associações e Conselhos de Segurança dos bairros que “são colaboradores da segurança pública”, como descreve o próprio Mendonça.

O ex-secretário falou das dificuldades que a segurança pública enfrenta com relação a falta de efetivo e viaturas, aos baixos salários dos policiais, mas ao mesmo tempo garantiu que a Secretaria busca minimizar todos eles desenvolvendo um bom trabalho. Ele acrescentou ainda que algumas ações devem contribuir ainda mais para o sucessos das ações da SSP. Dentre eles estão o call center, a delegacia interativa e o monitoramente de algumas regiões com câmeras.

Um outro ponto destacado pelo ex-secretário foi a parceria com a Universidade para levar conhecimento acadêmico para o âmbito da segurança pública. “Levamos o conhecimento para todo o interior sergipano, pois vimos que o deslocamento do interior para a capital e vice-versa cria uma deficiência e a prejudica as comunidades locais”, avaliou Mendonça.

Sobre as críticas e opiniões partidárias da sua saída do comando da Secretaria de Segurança Pública do Estado Mendonça foi categórico. “Eu não costumo polemizar. Tenho o habito de enfrentar todos os problemas de frente. Já estamos habituados a enfrentar situações  parecidas como esta no dia a dia do nosso trabalho. Nada me intimida. Nem respeito nem tenho receio por ações que não tenham um gesto de imparcialidade e responsabilidade. O meu sentimento é de desprezo profundo a esse tipo de iniciativa. E é esse desprezo que nos encoraja a tomar várias decisões ao longo na nossa vida pública”, afirmou o ex-secretário.

Contudo, sobre a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe (OAB/SE), Mendonça procurou ser diplomático, por assim dizer. Ele resumiu-se a declarar que a entidade está fazendo papel dela. “A OAB está fazendo sua parte e o Estado está fazendo a dele”, resumiu o Luiz Mendonça que anunciou ainda que antes de reassumir a Secretaria irá reunir-se com o governador  João Alves Filho e com o seu superior dentro do Ministério Público para resolver quanto voltará as atividades.

“Quero ver se descanso pelo menos até o final de semana. Gostaria de terminar alguns estudos e ter um pouco mais de tempo para discutir algumas idéias”, disse o ex-secretário descartando a possibilidade de retornar ao comando da SSP no dia de hoje.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais