Mais de 90 boletins foram registrados por injúria e racismo

Foram contabilizados 15 inquéritos relacionados a injúria racial e cinco voltados para o crime de racismo
(Foto: arquivo Portal Infonet)

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Atendimento a Crimes Homofóbicos, Racismo e Intolerância Religiosa (Dachri) – unidade integrante do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) de Aracaju – contabiliza ao longo deste ano, 15 inquéritos relacionados a casos de injúria racial e cinco voltados para situações envolvendo racismo. Os dados da capital sergipana apontam ainda para o registro de mais de 90 boletins de ocorrência registrados no âmbito dos dois delitos.

A delegada Meire Mansuet, que coordena os trabalhos investigativos na unidade da Polícia Civil, destaca a importância do registro de ocorrências envolvendo a temática e ressalta a necessidade do cidadão ter uma delegacia especializada para a elucidação de delitos relacionados à população negra.

É importante que a sociedade também compreenda que:

– Muitos dos casos registrados por meio de boletim de ocorrência são encaminhados ao núcleo de mediação de conflitos do próprio DAGV e os casos são solucionados sem a necessidade de confecção de inquérito policial;

– Crimes cometidos pela internet que estejam relacionados a racismo e injúria racial também são apurados pela Dachri;

– O cidadão negro ainda minimiza os crimes de injúria racial e racismo cometidos contra ele. É preciso denunciar mais, bem como conhecer a diferença entre os dois delitos.

Fonte: SSP

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais