Mamíferos Aquáticos fará a Limpeza de rios e praias

Neste ano a FMA realizará a ação em diferentes localidades (Foto: FMA)

Fundação Mamíferos Aquáticos mobiliza parceiros e voluntários para participarem de um Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias no litoral do Nordeste. A problemática do lixo nos ambientes costeiro-marinhos será pelo quarto ano consecutivo tema de uma ação voluntária na Instituição.

A Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) estará participando pelo quarto ano consecutivo do International Coast Cleanup, também conhecido como Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP), uma ação simbólica e totalmente voluntária, que tem como principal objetivo sensibilizar e alertar a população da importância do correto descarte dos resíduos (lixo) que produzimos. Esta ação tem ainda como objetivo provocar mudanças de atitude e gerar a reflexão sobre as consequências negativas que esse lixo ocasiona ao meio ambiente e como podemos minimizar ou anular tais impactos.

Segundo dados da Ocean Conservancy, atualmente o plástico pode ser encontrado em 62% de todas as aves marinhas e em 100% das espécies de tartarugas marinhas. Anualmente, a Fundação nesta mobilização, contabiliza a retirada de uma tonelada de resíduos em apenas nove quilômetros de faixa litorânea.

Neste ano a FMA realizará a ação em diferentes localidades compreendidas nos estados da Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. Segue abaixo programação:

– 09 de setembro no Povoado de Coqueiro/BA
– 22 de setembro na comunidade da Barra de Mamanguape/PB
– 24 de setembro na Orla da Atalaia/SE
– 26 de setembro na Praia de Pirambu/SE
– 25 de outubro no Povoado do Pontal do Peba/AL

Em todas estas localidades, a FMA conta com o apoio de vários parceiros na mobilização de recursos e com voluntários que se dispõe a colaborar nas etapas da atividade. Todo material coletado é pesado ao final da ação, contabilizado e qualificado de acordo com a metodologia indicada pela Ocean Conservancy. Estes dados são repassados para a Ocean Conservancy, ONG responsável pela mobilização mundial do evento, onde compõem um banco de dados mundial da ONU e posteriormente disponibilizado para consulta.

Junte-se a nós nessa ação que visa sensibilizar a população quanto às problemáticas ambientais contribuindo consequentemente para o fortalecimento de estratégias de conservação de animais e ambientes costeiro-marinhos.

Vista sua camisa branca, coloque um boné e mobilize amigos e familiares!

Fonte: Fundação Mamíferos Aquáticos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais