Manchas de óleo são removidas das praias do litoral norte de Sergipe

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) informou que as manchas de óleo encontradas nas praias de Sergipe já foram removidas por equipes da Petrobras. As manchas de óleo foram encontradas em um trecho de praia na Barra dos Coqueiros, na Ilha do Rato (Pirambu) e na Ponta dos Mangues (Pacatuba). Também há registros em mais sete estados do Nordeste.

O diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, informou que sobrevoou todo o litoral norte de Sergipe até a foz do Rio São Francisco em uma aeronave do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e constatou que a limpeza foi concluída. A retirada do material da praia foi coordenada pela Petrobras, que foi convocada pela Adema em virtude da experiência nesses casos.

O próximo passo, conforme o diretor-presidente, é descobrir a origem do óleo. “O material foi coletado e saiu hoje com destino a Salvador, onde passará por análise e poderemos saber se veio de uma plataforma ou navio cargueiro. Com esse resultado, vamos saber se a autoria desse crime ambiental”, explica Gilvan Dias.

A Capitania dos Portos de Sergipe esteve ontem, 24, no local e recolheu amostras para análises em laboratórios da Marinha. S for comprovado que a origem do óleo é de uma embarcação ou plataforma, esta será autuada.

A Petrobras também se manifestou e informou que fez análise em amostras coletadas em praias do Nordeste e concluiu que o material encontrado não é produzido e nem comercializado pela empresa.

por Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais