Manchas de óleo: voluntários auxiliam limpeza das praias em Aracaju

 

Diversos voluntários se uniram na manhã deste sábado, 5, para auxiliar na remoção das manchas de óleo da praia da Coroa do Meio, em Aracaju. O problema foi registrado em todos os estados do Nordeste, mas Sergipe, apesar de ser o menor estado do país, é o mais atingido.

O professor David Gomes, que é morador de Umbaúba, mas costuma passar os finais de semana em Aracaju, conta que decidiu ajudar na limpeza assim que soube do problema. “Independentemente de culpa ou penalização, nós estamos tratando de nossa casa. Não adianta abraçar a causa e tratar a situação como se fosse problemas de terceiros. É preciso que cada um faça a sua parte. Quando a gente vê de longe é uma coisa, mas quando vê uma coisa dessas em nossa casa é que a gente percebe a real catástrofe”, comenta.

De acordo com o diretor-presidente Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Gilvan Dias, a situação é grave e apesar da limpeza, as manchas voltam a aparecer. “A situação está fora de controle. Não há como um ou outro órgão fazer isso de forma isolada. Hoje temos 60 homens da Petrobras distribuídos entre o trecho que vai da Praia dos Artistas até a Passarela do Caranguejo, além do Ibama, Prefeitura de Socorro, Prefeitura de Aracaju e os voluntários. Também temos equipes da Adema no Abaís e em Pacatuba e Brejo Grande, detalha.

Gilvan Dias alerta que a população e os voluntários devem evitar contato direto com a mancha de óleo. “Estamos orientando aos voluntários que não manuseiem esse material. O recolhimento deve ser feito com uma pá sem contato direto com essa substância, pois há risco de irritação”, explica.

Em Sergipe, 10 localidades foram atingidas. A reincidência das machas, conforme a Adema, está ocorrendo na Reserva Santa Isabel, maior berçário de tartarugas marinhas do país, em Pirambu, e no Pontal dos Mangues, em Pacatuba.

 

por Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais