Manifestantes fazem ato em Aracaju contra o racismo e Bolsonaro

As ruas do bairro América, na capital sergipana, foram tomadas na tarde deste sábado, 20, por representantes da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE) e demais movimentos populares, com a finalidade de lutar contra o racismo e o governo Bolsonaro. O ato foi deflagrado por volta das 15h.

Os manifestantes se concentraram na Praça da Abolição, em Aracaju, e depois percorreram as ruas do bairro América com faixas e cartazes com frases de protesto.

Com a hashtag #20NForaBolsonaroRacista, movimentos populares  e sociais de mais de 100 cidades do Brasil e do exterior escolheram o dia de hoje, que é um marco importante da história da luta preta no Brasil, Dia da Consciência Negra, para ir às ruas protestar pelo fim do racismo e da atual governança do país.

A secretária de Combate ao Racismo da Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe), Arlete Silva, afirmou que, em todo o Brasil, é a população negra que mais vem sendo prejudicada pelo governo Bolsonaro. “A luta antirracial unificou o dia de luta junto ao movimento sindical por entender o prejuízo que o governo Bolsonaro racista está impondo à população brasileira e principalmente à população negra”, revelou

Em suas redes sociais a CUT de Sergipe publicou que a luta de hoje era para construir um futuro melhor para os brasileiros. “Dia de luta com cultura e união para construir o futuro sem racismo, sem fascismo, sem retrocesso democrático, com comida e direitos para o povo brasileiro”

De acordo com a Central Única dos Trabalhadores do Brasil (CUT), essa é a oitava manifestação pedindo a destituição do governo Bolsonaro. “E é esta a meta daqueles que lutam por dias melhores e que estão nas ruas neste dia da Consciência Negra – o 20 de novembro, denunciando que todos os impactos negativos causados pela condução do governo são sentidos em maior dimensão pela população negra”, destaca a central.

Por Luana Maria e Verlane Estácio com informações da CUT

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais