Manifestantes protestam contra derrubada de árvores na Hermes Fontes

Manifestantes abraçam uma das árvores da Av. Hermes Fontes (Foto: Portal Infonet)

Manifestantes se reuniram na tarde desta segunda-feira, 9, para protestar contra a derrubada de árvores na avenida Hermes Fontes. Segundo os militantes, a medida anunciada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) na semana passada causará alguns impactos ambientais ao município. A PMA, por sua vez, nega quaisquer danos nocivos à cidade e ressalta que todas as medidas que vêm sendo adotadas foram previamente estudadas antes de serem colocadas em prática.

Um dos integrantes do projeto ‘Muda o Mundo’, Werbson Alves (Foto: Portal Infonet)

Um dos integrantes do projeto ‘Muda o Mundo’, Werbson Alves, afirma que a decisão da Prefeitura não respeita os conceitos básicos de arborização. “Esse projeto de tirar as árvores será desastroso porque era necessário arborizar a própria região. A prefeitura afirmou que vai tentar arborizar algumas calçadas. Mas tem outras questões em volta, como a fiação elétrica, e além disso, muitas calçadas são comercias”, pontua. Ainda segundo ele, assim que as obras terminarem ,não haverá grandes mudanças. “Não irá virar um corredor como se fosse de BRT. É só uma entrada de ônibus para entrar passageiros, ou seja, vai congestionar da mesma maneira. O trânsito vai continuar o mesmo”, assinala.

Lucas destaca a importância da preservação das árvores (Foto: Portal Infonet)

Assim como o Werbson Alves, o manifestante Lucas Silva também concordo com o colega e acredita que a decisão da prefeitura privilegia uma das maiores fontes poluidoras do meio ambiente. “Eu sou contra derrubar árvores para priorizar veículos que vão poluir mais a cidade”, acredita. “Derrubar árvores só vai piorar a situação climática de Aracaju”, acrescente. Lucas também ressalta que a administração municipal poderia ter campanhas voltadas para o estímulo de outras modalidades de transporte. “Há medidas alternativas a se fazer, como estimular a população a usar o transporte público”, acredita.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), destacou que o projeto em questão não irá causar nenhum dano à região adjacente da avenida. “Nós já fizemos todos os estudos necessários. Iremos derrubar essas árvores, mas faremos o plantio de 550 mudas e elementos arbóreos”, destaca o secretário da Sema, Alan Lemos. Ainda segundo ele, ao longo da atual gestão municipal, mudas foram plantadas em diversos pontos da cidade. “De 2017 até agora, nós já plantamos mais de 20 mil mudas. Temos compromisso com a questão ambiental”, assinala Lemos.

por João Paulo Schneider  e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais