Árvores da Hermes Fontes serão cortadas para criar corredor de ônibus

Prefeitura anuncia corte e replantio de novas árvores. (Foto: Portal Infonet)

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) anunciou na manhã desta quarta-feira, 4, um investimento de R$ 20 milhões para a reforma do corredor de trânsito que compreende as avenidas Hermes Fontes, Adélia Franco e Empresário José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg). Para efetivar as mudanças no corredor, que compreendem uma expansão do espaço para trânsito de veículos, a Prefeitura de Aracaju pretende promover um corte maciço das árvores plantadas em toda a sua extensão há mais de trinta anos.

Segundo o prefeito, a retirada das árvores fará parte de um processo de compensação, que inclui o plantio de 285 espécies de ipês-amarelos e roxos. “Faremos a compensação das árvores, aqui ou em outro local. Estamos discutindo isso com os órgãos ambientais. A obra já foi liberada e nós vamos fazer essa compensação ambiental”, citou o gestor, o qual também mencionou que a gestão concluiu a plantação de cerca de 20 mil árvores em Aracaju nos últimos dois anos.

Edvaldo Nogueira anuncia investimento no corredor da Hermes Fontes. (Foto: Portal Infonet)

Quando questionado sobre a possibilidade de pressão por parte de autoridades e lideranças ambientais, Edvaldo Nogueira foi enfático: “Não sei. Vamos esperar”. Conforme ele, o projeto teve o aval dos órgãos, a exemplo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), a qual, por sua vez, confirmou a liberação em entrevista concedida pelo secretário Alan Lemos. “Todo o processo de supressão precisa ser autorizado pelo órgão ambiental do município, que no caso é a Sema. A prefeitura faz a avaliação disso e quando há o interesse público envolvido, as supressões são autorizadas em caso de compensação. O plantio pode ser feito na própria avenida ou em outras áreas indicadas, de modo que o resultado seja final seja positivo”, identifica o secretário.

A obra na Hermes Fontes foi classificada pelo prefeito aracajuano como a mais complexa e trabalhosa, devido ao curto espaço para desvios durante as obras e devido à intensidade do tráfego na região que liga a região central de Aracaju à zona sul. “O corredor central sairá para alargar a via e o corredor exclusivo provavelmente ficará ao lado esquerdo. Esse canteiro central vai praticamente desaparecer e a gente vai avançar nessa via que é um dos pontos de maior dificuldade da mobilidade urbana de Aracaju”, determinou o prefeito.

Novidades

Com as intervenções, as avenidas passam a contar com três faixas de circulação, sendo uma, ao lado do canteiro central, exclusiva para ônibus. Nas três avenidas que compõem o corredor também serão implantadas rampas de acesso para pessoas com deficiência, calçadas e sinalização vertical e horizontal. Em relação a implantação de ciclovias, a Prefeitura de Aracaju confirmou somente a implantação de uma nova via nestes moldes na avenida Empresário José Carlos Silva.

por Daniel Rezende

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais