“Mão Amiga” será concedido a agriucultores da laranja

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realiza nesta terça-feira, 2, uma reunião com instituições parceiras do programa de transferência de renda “Mão Amiga”. O evento será realizado no auditório da Seides para apresentar o plano de trabalho do programa em relação à entressafra da laranja em 2010.

O encontro contará com a presença de parceiros da Secretaria de Assistência Social dos municípios, representantes de sindicatos de trabalhadores rurais, técnicos e o diretor da  Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), além de representantes da Secretaria de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social (Setrapis).

O programa de transferência direta de renda beneficia o trabalhador rural com R$ 190 durante os quatro meses da entressafra, com recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza. Para o período de entressafra da laranja os agricultores recebem o benefício de novembro a fevereiro.

Os municípios beneficiados nesta etapa serão Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Itaporanga, Lagarto, Pedrinhas, Riachão do Dantas, Salgado, Santa Luzia Itanhi, Tomar do Geru e Umbaúba.

Critérios

Para receber o benefício, o trabalhador rural deve atender a dois critérios básicos: estar inscrito no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, e pertencer a famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Implantado pelo Governo de Sergipe, através da Lei 6.697 de 1º de outubro de 2009, o Programa Mão Amiga integra as ações do Departamento de Renda e Cidadania da Seides com o objetivo de minimizar os efeitos da entressafra sobre os trabalhadores rurais.

O programa também contribui para a melhoria das condições de vida desses trabalhadores, promovendo a participação em cursos de qualificação profissional, alfabetização e cuidados com a saúde pessoal e coletiva. No total, o Mão Amiga atende 28 municípios e 10 mil famílias sergipanas são beneficiadas.

Fonte: Seides

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais