Maré alta: água invade e destrói casas na Atalaia Nova

A maré alta invadiu e destruiu casas na Atalaia Nova ( Foto: Infonet)

Moradores da Avenida Beira Rio, na Atalaia Nova, no município de Barra dos Coqueiros, estão apreensivos com o avanço da maré. Nos últimos dois, com a alta da maré, a água invadiu casas, destruiu calçadas e derrubou muros. Mais de 15 pessoas já deixaram suas casas. A previsão do Centro de Meteorologia é de ventos fortes e ondas de mais de dois metros entre os dias 5 e 9 de agosto.

Segundo os moradores, o avanço da maré começou a piorar desde que foi feita a obra do Calçadão da Praia Formosa, no bairro 13 de julho, em Aracaju. “Antes ainda tinha a faixa de areia, mas agora nem isso, e todo ano quando a maré está alta é esse sofrimento, só que dessa vez foi pior, a água invadiu tudo. Na quarta-feira (31 de agosto) foi uma ressaca, mas a maré avança aqui cada vez mais”, conta Damiana Alves, moradora da localidade há mais de 30 anos.

Moradores da Atalaia Nova querem providências (Foto: Infonet)

Os moradores cobram do poder público medidas efetivas para resolver a situação da comunidade. “Todo ano vem gente aqui fotografar, colocam topógrafos, mede e nada é feito. A Prefeitura não faz nada de efetivo, apenas colocam pedras, mas isso não adianta, se adiantasse a água não estava dentro de casa”, reclama Noegson dos Santos.

Para evitar o avanço da água, os moradores contam que compram sacos de areia, pedras, cimento, troncos de árvores, mas essas medidas não foram suficientes desta vez. “A gente faz o que pode para conter a água, gasta até o que não tem, e a verdade é que estamos perdendo o que temos”, afirma Damiana.

Casas e bares estão sendo levados pela maré (Foto: Infonet)

No início da manhã e no meio da tarde a maré sobe e os moradores ficam ilhados. Mais de 15 moradores já deixaram suas casas. “Estamos sem água porque estourou o cano de abastecimento, já ligamos pra Deso, mas quando eles vieram a maré estava alta e não puderam fazer o serviço. O poste de energia está caindo, e quando a maré sobe todo mundo fica ilhado, é tanto que várias pessoas já saíram de suas casas. A situação aqui está complicada, se alguém passar mal, morre sem socorro”, conta Naegson.

Dona Ana Carvalho, 58 anos, moradora antiga da região, está aflita com a situação e diz que não quer ver a água destruir sua casa. “Moro aqui há muitos anos e não quero nessa idade ter que deixar minha casa. Estou que nem consigo dormir de preocupação. É preciso que seja feito alguma coisa urgente”, diz.

Moradores usam sacos de areia para fazer barreiras em frente as casas (Foto: Infonet)

Maré Alta

O metrologista do Centro de Meteorologia de Sergipe, Overland Amaral, explica que a alta da maré é normal, e acontece de acordo com o ciclo natural das maré. Ele adianta que entre os dias 5 e 9 de agosto a maré estará ainda mais altas com ondas chegando a 2,2 metros.

“Essa alta deve se prolongar até setembro, sendo que na próxima semana a situação pode se agrava na Costa porque teremos maré alta, com a passagem de frente fria, ondas altas e ventos que podem chegar a 40 km/h. No dia 5 de agosto teremos andas de até 2,2 metros, no dia seguinte 2 metros e até dia 9 essas ondas devem atingir 1,7 metro, que ainda são consideradas altas. Toda essas características climáticas causam impactos erosivos na Costa”, explica.

Overland adianta que o final de semana será de tempo bom em Sergipe, mas entre os dias 5 e 9 chove em todo o estado. As temperaturas variam de 14° a 28°. “ Nos dias 6 e 7 as chuvas serão mais intensas em todo o estado. No alto sertão as mínimas ficam em torno de 15° e 27° a máxima. Já no litoral as mínimas podem chegar a 17° e a máxima 28°, temperaturas bem baixas para o litoral”, ressalta o meteorologista.

Barra dos Coqueiros

O Portal Infonet entrou em contato com a Prefeitura da Barra dos Coqueiros, mas até o momento as informações solicitadas não foram enviadas. O portal Infonet está à disposição através do e-mail jornalismo@infonet.com.br ou através do telefone 2106-8000.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais