Marte não estará mais próximo e eclipse não será visível em SE

Distâncias de Marte e da Terra em relação ao Sol, expressas em milhões de quilômetros / Portal do Astrónomo. Mário Ramos.
Duas notícias astronômicas têm circulado na internet nas últimas semanas. Uma delas diz que o planeta Marte estaria tão próximo da Terra que pareceria do mesmo tamanho da Lua. Segundo o astrônomo Augusto Almeida, uma mentira. Já o eclipse total da lua, acontece às 5h15 da manhã desta terça-feira, 28, mas não será visível em Aracaju.

 

“Enganação!”, diz Almeida sobre a aproximação de Marte. “São boatos que, de tempos em tempos, aparecem na internet. Marte nunca estará tão próximo da Terra”, complementa.

Esse tipo de mensagem começou a circular em 2003, quando Marte esteve muito próximo da Terra, no dia 27 de agosto. A história sempre volta a circular por essa época do ano. Em 2007, Marte estará mais próximo da Terra em 24 de dezembro, mas não deixará de parecer um ponto muito brilhante no céu.

 

Eclipse

 

O eclipse total da Lua, que acontece amnhã, 28, não será visível em Sergipe por conta do horário, normalmente às 5h o céu já está muito claro e a Lua já se ‘pôs’. Por conta do fuso horário, quem mora nos Estados do Norte poderá ver o eclipse por volta das 3h da madrugada.

 

O último eclipse total da Lua aconteceu em março deste ano e o próximo acontecerá no dia 21 de fevereiro de 2008. Este evento irá terminar uma série de três eclipses em menos de um ano.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais