MAX realiza o 1º Encontro Nordestino de Museus

0

No período de 6 a 8 de maio, em Xingó, acontece o 1º Encontro Nordestino de Museus, promovido pelo Museu de Arqueologia de Xingó – MAX, com o apoio da Universidade Federal de Sergipe, Petrobras e Chesf. Trata-se do primeiro evento do gênero no Estado e tem como objetivo comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, e ainda somar idéias, valores e sentimentos em benefício da museologia nordestina. Além disso, 2002 registra a comemoração de eventos fundamentais para a miuseologia, que são os 30 anos de realização da “Mesa Redonda de Santiago do Chile” (1972) e 10 anos da “Declaração de Caracas” (1992), documentos que definiram a idéia de valorização da ação museológica comunitária e do museu como meio de comunicação. “Destacamos também a comemoração dos 16 anos da realização do Encontro Nordestino de Museologia (1998), realizado em João Pessoa, que durante nove anos contribuiu para as discussões de temas inerentes à museologia e funcionou como fórum de integração dos profissionais nordestinos”, diz o diretor do MAX, José Alexandre F. Diniz.
<b>MUSEUS E GLOBALIZAÇÃO -</b> O 1º Encontro Nordestino de Museus terá como tema “Museus e Globalização” e oferecerá aos participantes uma Oficina de Trabalho no âmbito temático de exposições museológicas, visando oportunizar uma leitura das exposições de longa e de curta duração como instrumentos de comunicação e de relação nas áreas educativa, científica, cultural e turística. Participam do evento nomes de destaques no cenário museológico nacional, a exemplo da doutora Célia Corsino, do IPHAN, e da professora doutora Maria Cristina O. Bruno, da USP, que ministrará a oficina. Durante o Encontro, o MAX fará a abertura oficial da exposição de curta duração “Marcas do passado – vivência do presente: patrimônio cultural do Sertão do São Francisco”.
<b>INFORMAÇÕES -</b> O MAX está oferecendo aos participantes tansporte Aracaju/Canindé do São Francisco/Aracaju, além de deslocamento entre hotéis, a sede do Museu e o restaurante oficial. Informações pelo telefone (0xx79) 212-6453.

Comentários