Mel de abelha só poderá ser comercializado com certificação

Produtos a base de glucose terão rótulos informando que são de origem animal (Foto: Infonet)

Comerciantes de Aracaju não podem mais comercializar produtos a base de glucose com rótulos que contenham nomes ou imagens que induzam o consumidor a achar que o produto é mel de abelha. Os comerciantes firmaram um termo de compromisso nesta sexta-feira, 30, durante audiência no Ministério Público Estadual (MPE). O mel de abelha só poderá ser comercializado com certificação federal, estadual e municipal.

“O MPE vem numa luta grande com relação ao comércio de mel, ou melhor, de produtos que são comercializados como se fossem de origem animal, como se mel fosse, mas são xaropes de glucose, açúcar puro, que não tem finalidade terapêutica. A audiência de hoje reuniu comerciantes que receberam a visita da Vigilância Sanitária e os produtos foram apreendidos. Fizemos um ajuste de conduta para que não se venda mais esse tipo de produto, e queremos identificar quem são os fabricantes  para adoção das exigências necessárias”, aponta Euza Missano, promotora de justiça.

Ficou ajustado que os estabelecimentos não comercializem produtos que possa induzir o consumidor a erro, não permitindo que produtos a base de glucose esteja com rótulos com características de mel, a exemplo de imagens de abelha ou colmeia, e que não sejam expostos para venda na mesma prateleira de produtos de origem animal. Também foi informado pelo MPE que o mel de abelha, natural, só poderá ser vendido com os selos de inspeção federal, estadual e municipal.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais