Mercado do Augusto Franco funcionará a partir de junho

Compras no local poderão ser feitas na segunda quizena do mês (Foto: arquivo Portal Infonet)

O Mercado Municipal Vereador Milton Santos, no conjunto Augusto Franco, está prestes e iniciar o funcionamento por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Na segunda quinzena de junho a população já poderá fazer suas compras no local. A estrutura da central de abastecimento foi totalmente modificada e hoje atende aos padrões de higiene e limpeza para proporcionar maior segurança e bem-estar aos cidadãos e aos próprios comerciantes.

Na distribuição dos espaços de venda os antigos feirantes do local terão prioridade, garantindo que todos permaneçam vendendo normalmente seus produtos. As vagas que sobrarem, já que após a reforma o mercado ficou ainda maior, serão sorteadas entre as pessoas que comercializam na feira livre do Augusto Franco.

“A prioridade de permissão é para os comerciantes que já atuavam no mercado antes da reforma. As vagas remanescentes serão sorteadas publicamente entre os feirantes que trabalhavam nas feiras que aconteciam nas noites de quarta-feira e nos domingos pela manhã”, enfatizou o presidente da Emsurb, Edson Leal.

O presidente complementa dizendo que para a liberação do mercado são necessários trâmites legais. “Alguns setores dependem da liberação da vigilância sanitária por causa de especificidades na operacionalização do armazenamento, como os alimentos refrigerados. Mas o que puder ser comercializado de imediato estará à disposição dos consumidores assim que o cadastro dos comerciantes for finalizado”.

Para além dos 188 boxes dos setores de carnes, hortifrutigranjeiro e agricultura familiar, o mercado irá contar ainda com uma praça de alimentação com oito quiosques destinados para bares. Segundo Edson Leal, os permissionários terão que se adequar à nova estrutura e à legislação sanitária. “Eles terão que atender um padrão que ofereça opções seguras de alimentação pronta num ambiente familiar para os frequentadores do local”, disse.

Feira noturna

Após o sorteio das vagas remanescentes do mercado, o número de feirantes na feira livre irá reduzir. Dessa forma,  e com a preocupação de não desestabilizar os feirantes que não forem sorteados, a feira – que antes era realizada duas vezes por semana – permanecerá acontecendo em apenas um dia: quarta-feira.

“A opção em manter as feiras nas quartas-feiras à noite foi por uma decisão popular, pois já faz parte do cotidiano das pessoas. Como o mercado irá funcionar de segunda a segunda durante o dia, o público não ficará sem opção de local para compras”, explica Edson Leal.

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais