Meteorologia indica possibilidade de chuvas e trovoadas em Sergipe

O alerta inicia nesta quinta-feira, 28, e segue até às 10h desta sexta-feira, 29 (Foto: Arthuro Paganini)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) emitiu um alerta meteorológico, indicando a probabilidade de chuvas e ventos intensos, acompanhados de trovoadas e descargas elétricas entre esta quinta, 28, e sexta-feira, 29. 

Conforme o alerta, a previsão aponta um acumulado de chuvas maior que 70mm/dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. O boletim também indica a probabilidade de trovoadas e descargas elétricas em todo o estado, com possibilidade de chuva de granizo no Agreste e Sertão sergipano.

Segundo a Semac, os fenômenos das Ondas de Leste (DOL) e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atuam no transporte de nuvens convectivas para o estado de Sergipe. Além disso, devido às altas temperaturas e a umidade nos níveis da atmosfera, há uma grande probabilidade do desenvolvimento de nuvens de grande desenvolvimento vertical (CBs), ocasionando chuvas intensas em Sergipe.

Alerta

A ocorrência de chuvas pode gerar acumulados expressivos para o estado de Sergipe, apresentando riscos em rodovias, de alagamentos, de deslizamentos de encostas. Também risco de transbordamento de pequenos córregos, riachos e dos principais rios e lagoas do estado de Sergipe.

 

Por Carol Mundim e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais