Meteorologistas se reúnem para previsão climática do NE

Meteorologistas se reúnem em Aracaju para elaborar previsão climática do NE para os próximos três meses (Foto: Semarh)

Com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), meteorologistas de vários Estados do país estão reunidos em Aracaju nesta quinta e sexta-feira, 22 e 23, para elaborar a previsão climática do nordeste (NE) para o próximo trimestre, junho a Agosto. O encontro entre meteorologistas ocorre no auditório da Adema.

A 3ª Reunião de Análise e Previsão Climática do Setor Leste da Região Nordeste do Brasil, ano 2014, reúne meteorologistas do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e dos Centros de Meteorologia de Nordeste (NE).

Durante atividades desta manhã, os meteorologistas  discutiram as análise da situação climática dos meses de abril e maio, quando na realização  da II reunião entre os cientistas do Clima-  a qual  ocorreu no Estado de Alagoas.
Sendo a 3ª em Sergipe, de acordo com o meteorologista de Semarh, Overland Amaral, as reuniões entre meteorologistas iniciaram desde novembro, quando se inicia a temporada de estudos climáticos da região nordeste, com o intuito de estudar a grande variabilidade das temperaturas.

Na abertura da III Reunião de Análise e Previsão Climática, o secretário da Semarh, Genival Nunes, destacou seria importante ser elaborado  novos planos e projetos relacionados a área de Metereologia, tal  como criar uma política de meteorologia eficaz.

“Convivemos os com as incertezas climáticas. Logo temos a previsão do tempo como o resultado visível de análises cientificas, elaborada a partir de modelos gráficos, obtidos em pesquisas e estudos elaborados pelos meteorologistas” , frisou o secretário.

Dando continuidade às atividades,  a representante do CPTEC, Lucia Ribas, apresentou uma breve análise dos parâmetros globais e modelos de previsão climática.  “A intenção é saber se teremos um inverno mais rigoroso, acima ou abaixo da média, com relação às chuvas e a temperatura, sempre com base na média climatológica”.

Ressalta ainda a meteorologista que “as reuniões são importantes para obtenção de uma posição com relação ao clima, unindo informações dos meteorologistas para chegarmos a uma conclusão mais precisa, com base nos modelos de previsão climáticas”, relatou Lucia.

Resultado

Nesta sexta-feira, dia 23, às 12h, no auditório da Adema, os meteorologistas apresentarão o resultado da análise climática do próximo trimestre: de junho a agosto deste ano.

Fonte: Semarh

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários estão fechados.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais