Saguis aparecem machucados na região do Robalo

Servidor não consegue denunciar aos órgãos fiscalizadores e divulga em redes sociais (foto: Arquivo pessoal)

Saguis que vivem na comunidade Robalo, na zona de Expansão de Aracaju, apareceram gravemente machucados no último fim de semana no quintal do servidor público, José Firmo dos Santos. Em denúncia postada no seu facebook, Firmo mostra imagens de lesões graves na região da boca, olho e parte da cabeça de alguns deles, e acredita que os ferimentos foram criminosos. Após procurar o Ibama e o Ciosp foi informado que a Adema seria responsável por esse tipo de resgate, mas o mesmo tentou durante todo o fim de semana e não conseguiu contato com a instituição.

Firmo Dias diz que os saguis costumam viver livremente na área

Firmo acredita que tenham usado algum produto químico para atingir os saguis

próximo a sua casa e saltam de um quintal de uma residência para outra sem trazer nenhum transtorno. Ele percebeu no último sábado, 27, que um deles apareceu bem ferido e debilitado a ponto de ficar quieto por mais tempo em seu quintal. “Minha filha entrou em contato no sábado com o Ibama que disse que era para entrar em contato com a Adema, mas não teve sucesso. Aí, ontem, apareceram outros machucados, eu tentei o Ciosp que me deu um número de celular do plantão da Adema, mas só dá ocupado”, diz.

O servidor diz que não pode afirmar que os ferimentos tenham sido criminosos, mas pela gravidade das lesões e por ter acesso à convivência entre eles ficou preocupado. “Eles brigam entre si, mas nunca havia visto machucados como esses. Só queremos ajuda de algum técnico da área”, solicita.

O presidente da Adema, Gilvan Dias, informou que não existe atualmente um número de plantão da Adema, mas que dentro de um mês será apresentado um aplicativo para facilitar essas denúncias e comunicação com a sociedade. “Além do aplicativo, estamos montando também uma equipe de plantão. Hoje a Adema atende somente de segunda à sexta de 7h ás 13, mas como um órgão fiscalizador esse horário é muito reduzido e essa gestão está mudando isso”, informa. Quanto aos saguis, o presidente disse que entrará em contato com Firmo para averiguar a denuncia.

por Raquel Almeida

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais