Minictério da Saúde quer ampliar o Programa de Saúde da Família

O Ministério da Saúde (MS) pretende ampliar o número de equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) até o ano 2002. Hoje, atuam no programa cerca de seis mil equipes, atendendo mais de 2 mil municípios e cerca de 20 milhões de pessoas.

A meta do MS é chegar ao ano 2002 com 20 mil equipes, abrangendo quatro mil municípios e assistindo 69 milhões de pessoas. Sergipe, atualmente, conta com 2.549 agentes comunitários de saúde espalhados nos 75 municípios, distribuídos em 187 equipes, cada uma atendendo entre 600 e 1.000 famílias, o que representa uma média de 3.450 pessoas.

O financiamento da implantação do projeto deve ser garantido pelo PAB – Piso de Atenção Básica à Saúde, que é um recurso per capta transferido diretamente aos municípios. O Ministério da Saúde criou também incentivos financeiros para a implantação do programa, que compõem a parte variável do PAB. O restante deve ser financiado por recursos de fontes estaduais e municipais.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais