Ministério da Integração deve liberar R$ 30 milhões para Sergipe

0

Governador Marcelo Déda e o ministro da Integração Nacional / Foto: Adalberto Marques/MI
O ministro da Integração Nacional, João Santana, assegurou ao governador Marcelo Déda nesta quinta, 22, em Brasília, a liberação de R$ 30 milhões que serão destinados aos municípios sergipanos atingidos pelas chuvas da semana anterior. Como forma de agilizar a liberação destes recursos, o governador chamou imediatamente à capital da República secretários e técnicos do Governo de Sergipe.

Com isto, o governador pretende desencadear o processo de elaboração de plano de trabalho “para garantir o mais rápido possível os recursos para o estado, em especial os de socorro emergencial”. Por orientação do ministro e determinação do governador, já nesta quinta, o coordenador especial da Defesa Civil do estado, José Erivaldo Mendes, reuniu-se com técnicos do Ministério. Mendes também participou da audiência no Ministério.

Estado de emergência

Déda destacou que os recursos do ministério serão destinados aos 10 municípios com estado de emergência decretado – São Cristóvão, Carmópolis, Nossa Senhora do Socorro, Neópolis, Pacatuba, Ilha das Flores, Laranjeiras, Brejo Grande e Barra dos Coqueiros, além de Aracaju. Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju, cidade mais atingida pelas cheias, também acompanhou a audiência ministerial.

Além das demandas comuns às cidades atingidas, Nogueira encaminhou pleitos específicos da capital em tramitação no Ministério. O montante de recursos que será liberado pela União terá três destinos delimitados: atendimento de emergência, reconstrução dos locais atingidos e obras de prevenção.

Com informações da ASN

Comentários