Missa de Cinzas reúne dezenas de fiéis

Missa de Cinzas lotou a Catedral na manhã desta quarta-feira, 9 (Fotos: Portal Infonet)
A Catedral Metropolitana de Aracaju ficou pequena para o grande número de fiéis que participaram da Missa de Cinzas na manhã desta quarta-feira, 9. A missa de abertura do período da Quaresma, que antecede a Semana Santa, foi celebrada pelo arcebispo D. José Palmeira Lessa, que enfatizou a importância do retorno a Deus e informou sobre a abertura da Campanha da Fraternidade, cujo tema de 2011 é “Fraternidade e a Vida no Planeta”.

Em entrevista à imprensa após a missa, D. Lessa disse que “as pessoas passam o ano todo trabalhando, lutando e muitas vezes saindo do caminho de Deus. A Quaresma é o tempo do retorno à Deus, viver profundamente do amor de Deus”, ressalta acrescentando ser um período de muitas celebrações,

D. Lessa destaca o período de reflexão
retiros, adorações leitura da Bíblia.

“Estamos iniciando o período de reflexão, tempo em que o coração do homem que se sobrecarrega com tantos problemas, deverá abrir-se para Deus e para o seu irmão. É mentiroso quem diz que ama a Deus, mas não reconhece seu irmão, não ama os mais necessitados”, entende D. Lessa.

Quanto ao tema da 47ª Campanha da Fraternidade realizada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), D. Lessa enfatizou a necessidade de todos se engajarem na preservação ambiental.

Momento do sinal da Cruz de Cinzas

“O homem maltrata da terra e esse aquecimento global tem trazido cada vez mais insegurança para a vida humana e Deus nos criou com segurança. Precisamos lutar em prol do meio ambiente, conscientizando as pessoas que não devem jogar lixo nos rios e mangues, os empresários de que devem ter responsabilidade quanto a questão ambiental, os políticos que fazem as leis, enfim, a responsabilidade é de todos nós”, acredita o arcebispo de Aracaju.

As próximas celebrações na Catedral Metropolitana serão logo mais às 12h15, depois às 16h30 e à noite, a missa de Cinzas inicia às 19h.

Por Aldaci de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais