Mistura de cultura e arte abre primeira noite do VI FIPC

O VI Fórum Internacional de Processo Criativo tem como objetivo aumentar a rede de relacionamentos em diferentes áreas e culturas. A primeira noite do Fórum começou com a apresentação do grupo de dança da Universidade Tiradentes e, logo em seguida, uma apresentação da cantora Gwendolyn Thompson, interpretando o Hino Nacional.

 

A cerimonialista da noite, a jornalista e apresentadora da TV Sergipe, Suzane Vidal, chamou para a abertura oficial o presidente da Fundação Brasil Criativo, Fernando Viana. Fernando falou da importância do Fórum no Estado e de como ele vem crescendo, convidando logo em seguida o palestrante Luciano Pires. Ele trouxe ao público o tema “Meu Everest”, que fala de um sonho de se chegar um dia ao Monte Everest e suas relações com o cotidiano.

 

Pires comentou que “misturar sonho e loucura é o que faz chegarmos ao nosso objetivo, pois a vida é uma constante de ida e volta”. Em suma, muitas vezes transformar decisões torna-se apenas uma grande conversa, com poucos acontecimentos. Esquecer de tomar decisões não muda em nada quando não colocamos à frente nosso principal objetivo, que ele chama de “acabativa”. Pode-se dizer de “acabativa” qualquer ordenação de conhecimento usando sistemas formais que não se consegue guardar, transferindo pensamentos implícitos. O que quer dizer tudo isso? Que dos 100% de conhecimento adquirido apenas 75% fica implícito, além do que os 25% ficam guardados através de lembranças fotográficas, de vídeos e livros.

 

Finalizando, Pires define que “acabativa” é aproveitar todas as oportunidades da vida, ficando de olhos bem abertos. Voltando à sua viagem ao Everest, ele misturou o sonho, a loucura, o conhecimento que tinha do lugar, a criatividade para os momentos complicados e inevitáveis, o pensamento crítico (que não é nada mais do que a negação do sonho) e o pensamento criativo (esta é a inspiração que dá força ao sonho) e a coragem de prosseguir o sonho. Para o palestrante “o importante é nunca desistir dos sonhos que se tem, pois por mais difíceis que eles sejam, irão ser realizados, bastando apenas acreditar e ter coragem de enfrentá-los”.

 

Confira a galeria de fotos do evento.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais