Moradores fecham via da zona Norte e pedem segurança

Moradores fecham avenida em ato por cobrança de segurança (Fotos: Portal Infonet)

Assustados com as constantes ondas de violência na comunidade, moradores do loteamento Rosa do Sol, na zona Norte de Aracaju, bloquearam na manhã desta sexta-feira, 31, uma das principais vias de tráfego de veículos da cidade, a avenida Euclides Figueiredo. Com pneus queimados sobre a via, os moradores reivindicaram um maior efetivo policial no local, além da regularização do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

Segundo o porteiro, Pascoal Andrade Lima, 49 anos, os assaltos na região não têm hora para ocorrer, eles são registrados até em plena luz do dia. “Saímos todos os dias para o trabalho com medo, porque são adolescentes que deveriam estar na escola que estão nos roubando. A violência aqui está muito grande e não tem hora para acontecer, é de 15h as 23h. Pagamos IPTU e reivindicamos segurança”, disse o morador.

As principais vítimas dos assaltantes são na maioria das vezes jovens estudantes, é o que conta a presidente da associação dos moradores da localidade, Giovana Pereira, 30 anos.

Falta de segurança afeta rotina dos moradores

O porteiro, Pascoal Andrade

“Os assaltos não acontecem só aos pais de família, mas sim a jovens, estudantes e até crianças. Muitos pais acompanham os seus filhos até a escola temendo roubo. Estamos com medo e não vamos nos calar, precisamos de uma ronda de policiais para fazer a segurança de nós moradores. Caso a situação não se resolva, voltaremos a fazer o linchamento desses menores assaltantes”, relata.

IPTU

Outro problema enfrentado pelos moradores do Loteamento é a falta de regularização do IPTU. Segundo Giovana Pereira, os moradores já estão com os seus imóveis registrados na prefeitura e os boletos não chegam em suas residências.

“O objetivo do protesto é chamar a atenção do Governo do Estado e da prefeitura, para a questão da falta de segurança e da regularização do IPTU, porque ele está vindo no nome da imobiliária que loteou e vendeu os terrenos, sendo que já pagamos por ele e já registramos na prefeitura. Queremos a regularização do imposto no nosso nome.”

Com o protesto, o trânsito precisou ser desviado por uma rua paralela. Agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Transito de Aracaju (SMTT) estiveram no local e auxiliaram os motoristas.

Finanças

Moradores mostram boletos pagos do IPTU

A diretora da assossiação de moradores do Loteamento, Giovana Pereira

Em entrevista ao Portal Infonet, o diretor do cadastro imobiliário do município, João Prado, disse desconhecer a problemática do cadastro relatado pelos moradores.

Ainda segundo ele, para que haja a regularização do imposto, “é necessário fazer a transferência do imóvel da imobiliária para o nome da pessoa no cartório. Caso os moradores não tenham feito isso, eles podem comparecer a Secretaria de Finanças para obter maiores informações e conseguir realizar a transferência do imóvel”, explanou.

PM

Sobre o policiamento no loteamento Rosa do Sol, o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar da capital, Major Vivalde Cabral, disse que “atualmente o policiamento é feito na região com quatro viaturas policiais, mas é preciso que a população denuncie casos de assaltos e arrombamentos ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e pelo disk denúncia do 190, para que possamos fortalecer o policiamento por meio do registro, mobilizando também outras unidades de polícias especializadas”, contou.

Por Leonardo Dias e Kátia Susanna

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais