Moradores querem que PMA ajude na construção de casas

Hoje pela manhã, a frente da sede da Prefeitura Municipal de Aracaju tornou-se palco de protesto. Os moradores do loteamento Rio Poxim foram, mais uma vez, até a PMA pedir uma solução para o problema que estão enfrentando. Segundo Adriana Santos, uma das lideranças dos moradores, eles receberam um ordem de integração de posse por parte da Energipe, que acionou a Justiça. A empresa alega ser dona do terreno ocupado pelos manifestantes.

A confusão começou logo depois da privatização da empresa, em 1997, durante o mandato do ex-governador Albano Franco. Desde então a empresa alega que é proprietária do terreno e agora o quer para a construção de um subestação, conforme informou Adriana. Segundo ela, são cerca de 26 famílias que, há aproximadamente 10 anos, aterraram parte da área de mangue existente atrás da estação da Energipe, no bairro Inácio Barbosa, para construírem suas casas. José Raimundo da Silva, morador do local desde o início, relatou que o prefeito Marcelo Déda afirmou conhecer a situação e teria se comprometido a ajudar a solucionar o problema, mas até agora nada foi feito.

“Já estivemos por várias vezes aqui, mas não tivemos nenhuma solução. Nunca fomos recebidos pelo prefeito, somente por seus assessores. Essa é a primeira vez que o vice-prefeito nos recebe”, disse, referindo-se a decisão do prefeito em exercício, Edvaldo Nogueira, ter resolvido dialogar com uma comissão de cinco moradores para conversar sobre o fato.

No dia 4 de fevereiro, foi realizada uma audiência no Ministério Público estadual com a presença da Emurb, da Energipe e a Secretaria de Planejamento do Município para discutir a questão. Segundo José Raimundo, a Energipe comprometeu-se a dar um outro terreno e a ajudar a construir as novas casas, contudo disse que não assume a tarefa sozinha. Daí a solicitação dos moradores de que a Prefeitura assuma a outra parte nas despesas. No dia 22 de junho será realizada uma audiência entre as partes no Fórum Gumercindo Bessa para definir o que realmente será feito com os moradores que hoje vivem na área.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais