Moradores reclamam de acúmulo de lixo em canteiro de via

Moradores reclamam de acúmulo de lixo em canteiro de via (Fotos: Portal Infonet)

O acúmulo de lixo no canteiro central da avenida Álvaro Maciel, no bairro santo Antônio, zona norte de Aracaju tem causado uma série de transtornos a comunidade. Segundo os moradores, a sujeira aliado ao mau cheiro tem contribuído a aparição de insetos.

Moradora da localidade há 40 anos, a aposentada Janete Santos relata que a cada dia o problema piora. “Já faz um tempo que a gente reclama deste problema. Já é a quinta vez que encontramos cachorro morto. Fora isso é rato, barata e até escorpião, além da sujeira que fica. É uma vergonha e ninguém fazer nada”, desabafa.

De acordo com a dona de casa Glide Selma dos Santos, que reside no bairro há mais de 10 anos, o lixão serve de depósito para todo tipo de objetos. “Aqui sempre foi assim. Tem dias que é insuportável, jogam sofá e todo tipo de entulho. É aquele mau cheiro que ninguém aguenta mais”, conta.

Segundo comunidade, sujeira tem contribuido para aparição de animais

A vendedora Mônica de Almeida viu de perto a rotina da sua família ser alterada. Isso porque segundo ela, parentes já deixaram de almoçar algumas vezes devido ao mau cheiro de animais mortos. “Aqui passa muita gente reclamando, porque é rato, barata, inseto e cachorro morto que na caba mais. Acho que as pessoas deveriam juntar todos os entulho e jogar em um único lugar, porque estamos todos expostos a dengue, com a água parada e lixo. Na hora de comer ninguém aguenta porque o cheiro de animal morto forte”, conta.

EMSURB

De acordo com Gabriela Barbosa, assessora da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB), a prefeitura realiza diariamente a coleta de lixo na via. “Essa semana começamos o trabalho de conscientização ambiental, em pontos críticos da cidade que ocorre esse tipo de descarte irregular. Iremos agendar uma ação como essa lá no Santo Antônio. É importante ressaltar que a coleta de lixo acontece diariamente na cidade, já a coleta de entulho acontece geralmente uma vez por semana. O resto de entulho de obra não acontece diariamente e sim uma vez por semana. Se a gente identifica um sofá ou um objeto maior, realizamos a remoção imediata do objeto”, conta.

dona de casa Glide Selma dos Santos

aposentada Janete Santos 

A vendedora Mônica de Almeida 

Gabriela Barbosa faz um alerta à população para que denuncie o descarte irregular de resíduos no canteiro da avenida. “A gente pede ajuda da população que se conscientize, porque o cidadão também é responsável pelo recolhimento de resíduos, isso não é só um papel do Estado. No nosso trabalho a gente não só orienta, mas também notifica pessoas para que elas não voltem a fazer isso. Qualquer flagrante pode ser comunicado a Emsurb por meio dos contatos: 0800-2841300 / (79) 8802-0147, ou por meio do e-mail: emsurb@aracaju.se.gov.br”, finaliza.

Por Leonardo Dias e Kátia Susanna

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais