Moradores sofrem com esgoto a céu aberto

Esgoto está entupido há 2 meses
Moradores da rua São Francisco de Assis, no bairro Santos Dumont, sofrem com esgoto a céu aberto há anos. Na manhã dessa quarta-feira, 7, revoltados com a situação, alguns moradores interditaram a rua como forma de protesto. “Alguém precisa resolver essa situação, não aguentamos mais tanta imundice. Nem respirar conseguimos”, desabafa Gerusa Gomes, moradora do local há 30 anos.

De acordo com Gerusa, a situação tem se agravado nos últimos meses e até o momento a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) não tomou nenhuma providência. “Cansamos de ligar para Emurb e aguardar uma solução. Eles aparecem aqui, olham e vão embora sem fazer absolutamente nada, agora chega, queremos ajuda porque o mau cheiro está insuportável”, clama a moradora.

Angelita mostra o corpo manchado e ferido por conta das águas do esgoto
Doenças

A situação da rua tem causado graves problemas para a população, principalmente para a moradora Angelita Gomes. “Estou com o corpo todo estourado por causa desse esgoto bem na porta da minha casa”, revela.

Angelita ainda informou que no período de chuva as casas ficam completamente inundadas. “Minha casa enche de água e junto vem rato morto, lixo e fezes e um monte de porcaria que faz com que minha situação piore”, ressalta

Presidente

Presidente da Associação de Moradores diz que é contra a manifestação
O presidente da associação dos moradores, Enísio Luiz dos Santos, diz que foi contra o fechamento da rua, mas afirma  que irá entrar com uma ação junto ao Ministério Público. “Não concordo com a atitude dos moradores no sentido de fechar a rua porque isso não resolve o problema. Temos é que protocolar um ofício contra a Emurb junto ao Ministério Público”, pontuou.

Já o morador José Pinheiro ressalta que o problema precisa ser encarado como emergencial. “A quanto tempo vamos esperar que o presidente entregue o ofício? Esse é um problema de mais de 30 anos. Agora ele quer mandar ofício? Fechamos a rua para chamar a atenção do prefeito através da imprensa, pois não devemos nada a político nenhum, muito pelo contrário, eles é quem devem a população uma melhor condição de vida”, pontuou o morador.

Emurb

José Pinheiro diz que fechou a rua para chamar a atenção
Segundo o assessor de comunicação da Emurb, Ademar Queiroz, o problema já está sendo sanado. “Nos estamos fazendo a obra da implantação de um novo canal na rua Efren Fontes que vai coletar as águas dessa rua e já existe um outro canal implantado, mas estamos fazendo o processo de desapropriação de uma casa que foi construída em cima desse canal”, explicou o assessor

Ademar ainda pontuou que junto com essa ação, outra medida está sendo tomada. “Para acabar com os problemas de alagamento, e drenagem o Governo do estado esta construindo um canal na travessa Bejamim Constan, e quando todos os canais estiverem construídos, os problemas serão resolvidos definitivamente”, relatou Ademar ressaltando que  a previsão para conclusão das obras é até o final do no segundo semestre.

Ainda de acordo com o assessor a Emurb esteve na manhã dessa quarta-feira,7, no local e já está deslocando uma equipe para trabalhar no sentido de  desobstruir a drenagem. “Gostaria de pontuar que existe muito lançamento irregular na rede de esgotos e se faz necessário a implantação de outra rede de esgoto que é competência da Deso[Companhia de Saneamento de Sergipe]”, fianaliza Ademar

Por Alcione Martins e Carla Sousa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais