Morre ex-deputado e médico Eraldo Lemos

Faleceu na madrugada desta quinta-feira, 5, o médico Eraldo Lemos, 88 anos. O corpo está sendo velado no OSAF e o sepultamento ocorrerá às 16h, no Cemitério Colina da Saudade. Médico, político, escritor, teve grande participação no movimento médico na década de 50. Integrou a primeira diretoria da Associação Médica Brasileira, em 1951, tendo assinado a ata de fundação da entidade, em São Paulo. Foi deputado federal por dois mandatos. 

Nascido em 6 de maio de 1922, na Fazenda Paraúna, Brejo Grande/SE, foi filho de Manoel Machado de Lemos e Isaura Machado de Lemos e irmão dos médicos Mário e Eunice Machado de Lemos. Mário chegou inclusive a ser Ministro da Saúde. 

Biografia

Eraldo formou-se pela Faculdade de Ciências Médicas do Rio de Janeiro, na turma de 1947. Exerceu as atividades profissionais de médico em Sergipe e na Bahia. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, em 1954, chegando a exercer a atividade profissional de advogado. Foi líder estudantil, Presidente do Diretório Acadêmico, Secretário Geral e Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Participou da Assembléia de fundação e integrou a primeira diretoria da Associação Médica Brasileira (AMB), em 1951. Atuou na Associação Baiana de Medicina. Foi deputado estadual de 1947 a 1951. Teve grande participação e importância nos movimentos da categoria médica na década de 50. Deputado federal por dois mandatos, de 1966 a 1974. Presidente do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários – IAPC, de 1958 e 1959, no Governo JK. Exerceu atividades ainda da área de jornalismo.

Fonte: Academia Sergipana de Medicina

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais