Morro do Avião: barracos são derrubados

0

Moradores inconformados assistiam a derrubada das casas (Fotos:Portal Infonet)
Tumulto e desespero na derrubada dos últimos barracos no Morro do Avião, localizado no bairro Santa Maria, zona Sul da capital, na tarde dessa quinta-feira, 29. A moradora Jéssica Brito relata que durante a retirada os policiais agrediram os moradores e não permitiram que objetos pessoais fossem retirados.

“Eles bateram no meu marido e foram empurrando a gente. Eles diziam que as coisas não eram nossas e que não prestavam para nada. Eles esperavam o que? Que tivesse uma cama box e uma geladeira duplex dentro do barraco?”, questiona ela.

Segundo os moradores, todas as pessoas que estava ocupando os barracos moravam há mais de um ano no local e reclamam que não conseguiram fazer cadastro na Prefeitura para receber uma casa. “Nós nunca conseguimos fazer esse cadastro, porque sempre diziam que iam voltar para pegar o nome e os nossos documentos”, relata Jéssica Daiane.

Jéssica, (a esquerda) diz que policiais agrediram moradores
Ainda de acordo com os moradores, alguns barracos foram derrubados antes que as famílias conseguissem sair. “Eles chegaram aqui dizendo que a gente tinha cinco minutos para deixa o local e já foi colocando o trator por cima, quando vi foi as telhas caindo por cima de mim”, revela moradora Kelly Regina.

Ainda de acordo com Kelly, as famílias que ficaram sem casa e que não fizeram cadastros irão ocupar uma escola do bairro. “Vamos passar a noite na escola Vitória do Santa Maria, porque tenho filhos pequenos e não vou dormir na rua”, ressalta.

Prefeitura

De acordo com a secretária de assistência social da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), Rosária Rabêlo, a confusão feita pelos populares tem a intenção de 

Kelly (a esquerda) diz que telhas caíram sobre ela
enganar a prefeitura. “Essa área tinha cerca de 50 pessoas cadastradas, então nós estivemos aqui liberamos a ajuda de custo para custeio de aluguel e avisamos que a derrubada seria hoje. Um dia depois desse acordo, o número barracos triplicou nesse local”, revela a secretária.

Ainda segundo Rosária, muitas famílias estão tentando ganhar mais de uma casa da Prefeitura. “Tem gente aqui que já ganhou uma casa na Coroa do Meio, outras pessoas ganharam no Bairro Novo e agora estão querendo ganhar mais uma e isso não vamos permitir, porque não é justo com quem não ganhou nenhuma”, explica.

Polícia

Secretária diz que moradores tentam enganar a prefeitura
Segundo o major Edenilson, a polícia foi informada que várias pessoas invadiram o local uma noite após as famílias cadastradas terem abandonado os barracos. “Nós não derrubamos nenhum barraco sem que o morador tivesse sido informado. O que acontece é que outras pessoas querem invadir na tentativa de ganhar casas, sendo que muitos são filhos ou parentes dos que já foram contemplados”, revela.

Ainda de acordo com Edenilson, dentro dos barracos foram encontrados objetos quebrados e sem serventia. “O que eles fizeram foi invadir os barracos que estavam abandonados e colocaram carcaças de geladeiras, pedaços de fogão para dar a impressão que estavam morando há mais tempo”, relata.

O major ainda esclareceu que nenhum barraco foi derrubado antes que os moradores saíssem do local. “Nós estamos tentando fazer aqui o que foi feito na outra parte do morro, de maneira pacífica. Em nenhum momento derrubamos barracos por cima das pessoas”, finalizou.


Por Alcione Martins e Raquel Almeida

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais