Mototaxistas pedem apoio aos vereadores para regularizar profissão

Mototaxistas protestam em frente à Câmara de Vereadores
Os membros do Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas de Aracaju foram à frente da Câmara de Vereadores para mais uma vez pedir apoio ao projeto de regularização da profissão. Com um carro de som o presidente do sindicato, Jailton Pereira pedia um espaço na Tribuna Livre da sessão da Câmara para mostrar a viabilidade do projeto. Desde o começo do ano a classe protesta pela revogação da liminar que suspende o trabalho de mototaxistas em Aracaju.

De acordo com o presidente do sindicato, o principal objetivo do protesto dessa manhã foi esclarecer o projeto de regularização aos vereadores. “Queremos apresentar os projetos em outros municípios da federação que já legalizaram o serviço de mototáxi, e tirar as dúvidas de alguns vereadores que ao invés de entender o projeto ficam somente criticando”, diz Jailton.

O vereador Nitinho (Prona) afirma conhecer e entender a causa dos motoqueiros, no entanto não seria constitucionalmente viável um projeto de regularização da profissão na Câmara. “O problema é que a profissão não é legalizada na instância federal. Se nós fizermos o projeto ele vai ser considerado inconstitucional e vai ser barrado na Comissão de Justiça”, afirma o vereador.

No entanto, cidades como Feira de Santana já regularizaram o serviço. Lá a classe chegou a um acordo com o Conselho Municipal de Trânsito e conseguiram que fossem criadas 500 vagas para legalização do transporte. De acordo com Jailton Pereira, existem mil municípios no Brasil onde a situação dos mototaxistas é legalizada, dentre eles, nove sergipanos.

“É uma realidade na sociedade brasileira. Não há como fechar os olhos para isso”, diz Jailton. Em Aracaju, aproximadamente 450 motoqueiros já estão sindicalizados. Seis empresas desse tipo de serviço estavam presentes na manifestação.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais