Movimento Polícia Unida faz novo ato e pede audiência com Belivaldo

O Movimento Polícia Unida realizou uma nova assembleia seguida de ato nesta terça-feira, 15. Delegados, bombeiros e policiais civis e militares se concentraram no Parque da Sementeira, mas de lá seguiram em caminhada pelas ruas de Aracaju.

Após deixarem o Parque da Sementeira, as categorias pararam em frente à residência do governador Belivaldo Chagas, onde cantaram o hino nacional, relembrando a importância das forças de segurança. Em seguida, os profissionais caminharam até o Palácios dos Despachos e estão concentrados no local, reivindicando uma audiência imediata com o governador Belivaldo Chagas.

As categorias querem que o Governo do Estado envie à Alese o Projeto de Lei que contemple o pagamento do adicional de periculosidade e da reposição inflacionária, assim como a reestruturação das carreiras policiais.

“A nossa paciência acabou. No último dia 26, estivemos com o secretário de Segurança Pública, que disse que no início de fevereiro, os projetos iriam para Alese. Hoje é dia 15 de fevereiro, o que significa que já estamos na segunda metade do mês e nem sequer fomos para negociar e quem dirá enviar um projeto para a Alese. Então, diante de mais uma quebra de compromisso, viemos pessoalmente cobrar uma audiência imediata com o governador Belivaldo Chagas”, destaca o presidente da Adepol, Isaque Cangussu.

“Protocolamos aqui no Palácio dos Despachos um ofício determinado em nossa assembleia unificada, onde decidimos juntos exigir do governador uma audiência imediata. A nossa entrada foi pacífica e ordeira, mas pedimos aos colegas que aguardem do lado de fora. Só sairemos daqui quando tivermos uma resposta quanto ao pedido de audiência. Precisamos exigir respeito em Sergipe”, comenta o presidente do Sinpol, Adriano Bandeira.

O ato foi encerrado por volta das 21h, quando o Movimento Polícia Unida recebeu de representantes do Governo, a informação de que na tarde desta quarta-feira, 16, o Estado apresentará a planilha de impacto dos projetos da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, assim como o texto que servirá de contra proposta às reivindicações das categorias.

Governo

Em resposta ao Portal Infonet, a Superintendência de Comunicação do Governo do Estado reiterou que o Projeto de Lei já está em andamento. “O Governo do Estado já está concluindo os cálculos de impacto financeiro, dentro das possibilidades do Estado, para enviar para Assembleia Legislativa o Projeto de Lei com melhorias salariais para os servidores públicos estaduais”, afirmou.

A Superintendência esclareceu também que o Governo montou uma mesa de negociação, que já recebeu o Movimento Polícia Unida por algumas vezes e que além disso, o secretário de Segurança João Eloy e os comandantes da Polícia Militar e Polícia Civil também já receberam as categorias. A Superintendência destacou ainda que o Projeto de Lei, assim que tiver pronto, será discutido e encaminhado pra Alese e  ressaltou que quem coordena o processo de negociação é o secretário de Segurança.

O Governo, por meio da  Superintendência de Comunicação, reafirmou a disposição de negociar, mas alertou que as questões políticas que envolvem o Movimento podem atrapalhar o sucesso do diálogo.

Por Luana Maria e Verlane Estácio / (Fotos: Adepol e Sinpol)

 

A matéria foi alterada às 21h10 para acréscimo de informações.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais