Movimento quilombola realiza Dia de Luta em Aracaju

Na próxima segunda-feira, 14, o Movimento Quilombola em Sergipe realiza um ‘Dia de Luta pela Titulação das Terras dos Quilombos de Sergipe’. A concentração será na Praça da Bandeira, a partir das 8h30.

Hoje, no Brasil, das cerca  de 3 mil comunidades remanescentes de quilombos, apenas 102 são tituladas. Em Sergipe, a situação não é diferente. Das 15 comunidades reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares, apenas uma foi titulada.

Multiplicam-se os conflitos de quilombolas com fazendeiros. As ameaças de morte marcam o cotidiano dos quilombos e, evidentemente, o latifúndio se mantém cada vez mais forte. Enquanto isso, os processos se arrastam de gabinete em gabinete e vários processos concluídos ficam engavetados em Brasília.

De acordo com o Instituto de Estudos Socioeconômicos – Inesc -, entre 2004 e 2006, o governo federal deixou de investir cerca de R$ 100,62 milhões na promoção dos direitos das comunidades quilombolas e afrodescendentes. Estavam autorizados no orçamento R$ 202,5 milhões. Não é por acaso que os recursos previstos nos orçamentos anuais não tem sido efetivamente utilizados.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais