MP faz nova recomendação e pede mais fiscalizações na Praça do Farol

Praça do Farol tem registrado aglomerações (Foto: rede social/ Aracaju Agora Notícias)

O Ministério Público de Sergipe, por meio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Urbanismo, Patrimônio Social e Cultural de Aracaju, recomendou à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), ao Comando da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE), ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), à Polícia Civil do Estado de Sergipe, à Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) que intensifiquem o atendimento a eventuais chamados da população e a fiscalização na “Praça do Farol”, localizada na Avenida Murilo Dantas, no Bairro Farolândia.

Segundo o promotor de Justiça Eduardo Matos, “o local é ponto de encontro de público jovem para festejos noturnos, com formação de aglomerações e perturbação do sossego público, dentre outras irregularidades correlatas, envolvendo comércio ambulante e depredação do patrimônio público. Em março, a Promotoria de Justiça expediu recomendação (nº 002/2020) aos mesmos órgãos a fim de que mantivessem especial vigilância na ‘Praça do Farol’ para evitar aglomerações e risco à saúde coletiva e à incolumidade do patrimônio público”, explicou.

Na nova recomendação, o MP orientou ao Comando da Polícia Militar do Estado de Sergipe que exerça policiamento ostensivo na região, a fim de fazer cessar aglomerações que impliquem no cometimento das infrações penais tipificadas no art. 268 do Código Penal (infração de medida sanitária preventiva) e/ou no art. 42 do Decreto-lei N. 3688/1941 (perturbação do sossego público), identificando os envolvidos, apreendendo equipamentos sonoros e lavrando os Termos de Ocorrência Circunstanciados respectivos para responsabilização judicial.

À Emsurb e à Sema foi recomendado que intensifiquem a fiscalização nos estabelecimentos comerciais da região, bares, restaurantes, foodtrucks, depósitos de bebidas e afins, com o objetivo de averiguar a regularidade do funcionamento, de acordo com a legislação ambiental e com as portarias sanitárias estaduais, para evitar atividades clandestinas ou o abuso de eventuais licenças obtidas. A Emsurb também deverá intensificar a fiscalização na ocupação do espaço público por vendedores ambulantes desautorizados ou que estejam descumprindo os termos da autorização concedida.

O MP orientou que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente fiscalize, com atenção, um depósito de bebidas que estaria descumprindo os termos do Certificado de Dispensa de Licenciamento Ambiental, concedido em razão do exercício da atividade de distribuição de bebidas, exercendo também, de maneira clandestina, o comércio de bebidas e uso de som no estabelecimento.

Ainda na recomendação, o MP solicitou que os órgãos informem quais as providências adotadas sobre a formação de aglomerações na Praça, divulgada pela imprensa e em redes sociais, no 21 de agosto, após a reabertura dos bares e demais estabelecimentos na região.

Posicionamento

A Emsurb disse que tem atuado, desde o ano de 2019, para evitar o comércio irregular na Praça do Farol, bairro Farolândia. No local, a empresa municipal autoriza, apenas, a venda de produtos por meio de dois (02) Food Trucks. A Emsurb ressaltou que permanece à disposição dos órgãos de fiscalização e dos que prezam pela segurança pública para participar de novas ações que possam promover o bem-estar e a tranquilidade da população.

A PM disse que ainda não foi notificada, mas informou que já fiscaliza e faz rondas nessa localidade há um bom tempo, independente de qualquer recomendação.

O Portal Infonet está à disposição da Sema, da GMA e da Emurb por meio do telefone (79) 2106 8000 e do email jornalismo@infonet.com.br.

 

 

Fonte: MPE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais